Acompanhe a elaboração dos planos municipais de saneamento

Os moradores de Cachoeiro podem conferir, via internet, os passos já dados na elaboração do novo Plano Municipal de Água e Esgoto (PMAE) e do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) disponibilizou em sua página, no portal da Prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br), os documentos que foram gerados pelos trabalhos executados até agora, em parceria com o Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental (Lagesa) da Universidade Federado Espírito Santo (Ufes).

Podem ser consultados o Plano de Trabalho, o Plano de Mobilização Social e o Diagnóstico Técnico Participativo.

A fase de diagnóstico compreende a primeira etapa do processo de revisão do PMAE, criado em 2011, e a elaboração do PMGIRS. O documento é um relatório que tem como finalidade identificar, qualificar e quantificar a realidade do saneamento básico de Cachoeiro, abrangendo áreas urbanas e rurais. Ele engloba os seguintes enfoques: caracterização geral do município, situação institucional, situação econômico-financeira e situação dos serviços de água, esgoto e manejo de resíduos no perímetro urbano e na zona rural.

Os cachoeirenses puderam participar dessa fase, por meio da primeira audiência pública sobre o tema, realizada em fevereiro de 2020 e, em agosto, na reunião virtual de mobilização social.

O diagnóstico foi aprovado pela Comissão de Acompanhamento da revisão do Plano Municipal de Água e Esgoto e pelo Comitê Intersecretarial de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – Cigres.

“Disponibilizamos esses documentos em nosso site para garantir ainda mais transparência ao processo de elaboração desses planos municipais e para incentivar a população a acompanhar e participar da construção das novas diretrizes do saneamento no nosso município. Todo documento gerado nesse processo será publicado nessa área”, enfatiza a secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca.

A expectativa é de que as ações relativas à elaboração do PMAE e do PMIGRS sejam concluídas até o fim do primeiro semestre deste ano.