Apoie o produtor rural!

Adaptadas à pandemia, Feiras Livres têm produtos frescos e saudáveis

Medidas de proteção contra o coronavírus são monitoradas
Foto: Márcia Leal/PMCI

Para comprar verduras, frutas e outros alimentos produzidos no meio rural, moradores de Cachoeiro de Itapemirim podem contar com as Feiras Livres da Agricultura Familiar do município.

Nelas, o consumidor tem acesso a produtos saudáveis e frescos, que são vendidos, a preços justos, pelos próprios produtores rurais. Assim, além de fazer bem à saúde, optar por comprar nessas feiras contribui para fomentar a economia do setor rural, um dos mais importantes do município.

Comprar nas Feiras Livres também é seguro do ponto de vista sanitário. As medidas de proteção contra o coronavírus foram adotadas e são monitoradas pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), que coordena a realização das feiras.

Vendedores e consumidores precisam fazer o uso de máscara, manter distanciamento social e higienizar constantemente as mãos. As feiras ainda têm a vantagem de serem realizadas em áreas abertas, o que possibilita a livre circulação do ar e o maior espaçamento entre barracas e entre pessoas.

A Semag também está adotando outras medidas para melhorar o atendimento e aumentar a segurança dos consumidores e produtores. Uma dessas ações, já em andamento, é o funcionamento da Feira da Ilha da Luz em dois dias da semana, em vez de  apenas um, para distribuir melhor o fluxo de pessoas e evitar aglomerações.

“Temos observado um aumento na frequência de compradores nas Feiras Livres e, por isso, procuramos tomar todos os cuidados recomendados para prevenir a contaminação das pessoas. Nesse sentido, temos orientado os produtores, disponibilizado materiais e mantido um monitoramento constante do uso de máscara e da obediência às regras. Podemos dizer que ir à feira em Cachoeiro é seguro. Apenas recomendamos que pessoas dos grupos de risco e crianças não frequentem as feiras, por precaução”, salienta o secretário municipal de Agricultura, Paulo Miranda.

Confira dias e horários das Feiras Livres

Sempre às quartas-feiras, das 5h às 9h, no largo da Matriz Velha (rua Dom Fernando), funciona a Feira do bairro Independência. A de produtos orgânicos, no Gilberto Machado, é realizada às quintas-feiras, na praça Ruth de Almeida Ramos Vieira (subida do Jaraguá), das 16h às 19h.

A feira da Ilha da Luz, conhecida como Feira do Servidor, ocorre todas as terças e sextas-feiras, no Pavilhão de Eventos, das 17h às 19h. Já a do bairro Nova Brasília acontece todos os sábados, em frente ao Ginásio de Esportes, das 5h às 9h.

No interior, a feira do distrito de Itaoca é realizada todas as sextas-feiras, no pátio da igreja católica (rua Braz Vivácqua), das 17h às 19h.