Participação popular

Adequação de limites do Itabira foi tema de audiência para moradores da região

A ação aconteceu no último dia 25, no Clube do Sindifiscal
Foto: Divulgação/PMCI

Na última semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Cachoeiro realizou a segunda audiência para debater a adequação dos limites da Unidade de Conservação e Zona de Amortecimento do Monumento Natural do Itabira (Monai).

A ação, voltada para moradores e empreendedores da região, aconteceu, na quinta-feira (25), no Clube do Sindicato do Pessoal do Grupo de Tributação, Arrecadação e Fiscalização (Sindifiscal).

Durante o encontro, foram apresentados os estudos técnicos realizados, com o objetivo de identificar a localização, a dimensão e os limites mais adequados, do ponto de vista biofísico e socioeconômico, para o Monai e sua Zona de Amortecimento, tendo como fundamento os dados técnicos e científicos obtidos a respeito da área onde se planeja ajustar os limites da unidade de conservação e, também, os dados acumulados durante ações de campo das equipes de pesquisa.

Na ocasião, foi aberto um espaço de diálogo com os cidadãos presentes, que puderam direcionar perguntas e dar sugestões aos profissionais da empresa responsável pelo relatório e, também, à equipe da Semma.

“A elaboração de um plano de manejo com participação da comunidade é muito importante, principalmente, para nos orientar e proteger nossa região que é tão linda e rica de belezas naturais”, destacou Laís Ferreira, moradora da região e conselheira do Monai.

“O processo de construção do plano de manejo do Monai que passa, também, pela revisão dos limites e de sua zona de amortecimento, mobiliza segmentos do poder público e da sociedade civil, por isso, a participação popular é indispensável durante as fases de elaboração do documento, pois esse será construído levando-se em consideração, também, os impactos aos moradores da região”, destaca a secretária municipal de Meio Ambiente de Cachoeiro, Luana Fonseca.

O relatório completo dos estudos técnicos apresentados, contendo os limites propostos e demais dados sobre o plano de manejo e adequação dos limites da Unidade de Conservação do Itabira, podem ser acessados na página da Semma no site oficial da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br/meio-ambiente-semma).

Primeira audiência aconteceu em junho

A primeira audiência pública para elaboração do plano de manejo do Itabira aconteceu, no último mês de junho, no auditório da Escola Municipal “Zilma Coelho Pinto”. Na ocasião, estiveram presentes moradores da região do Itabira, empresários, representantes do Ministério Público e membros do Conselho Consultivo do Monai.