Covid-19 e outras

Adolescentes devem estar com vacinas em dia para matrícula em instituições de ensino

Regra vale para educação básica, média e superior, nas redes pública e privada
Foto: Márcia Leal/PMCI

Por conta do período de transição entre anos letivos na área de educação, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim alerta aos pais e responsáveis que estudantes de 12 a 17 anos precisam estar com a vacinação contra a Covid-19 em dia, junto às demais vacinas, para a garantir matrícula em instituições de ensino.

A regra estadual vale para instituições de ensino básico, médio e superior das redes pública e privada, seja em âmbito municipal, estadual ou federal. De acordo com portaria conjunta das secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e da Educação (Sedu), o cartão de vacinação atualizado poderá ser apresentado em até 30 dias após a realização da matrícula ou rematrícula. Caso contrário, o Conselho Tutelar deverá ser acionado para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Em Cachoeiro, 13.100 adolescentes se vacinaram contra a Covid-19, segundo dados coletados até a manhã desta terça-feira (30). O número corresponde a 78% do público de 12 a 17 anos do município.

“Estar com a vacinação em dia já era um requisito básico para crianças e adolescentes matriculados em instituições de ensino. Com a pandemia, essa exigência se tornou ainda mais importante. Apesar de termos um bom percentual de adolescentes vacinados contra a Covid-19, ainda há boa parte desse público sem se vacinar”, alerta o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Vacinação em Cachoeiro

A vacinação em Cachoeiro ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde). Nesta semana, de quarta (1) a sábado (4), também haverá um ponto de vacinação na Exposul RaízES, evento realizado no Parque de Exposição do bairro Aeroporto.

Além dos adolescentes, devem se vacinar as demais pessoas que estão com a primeira, segunda ou terceira dose em atraso. Nesta semana, foi disponibilizada a dose de reforço para pessoas de 18 a 59 anos por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento.

Vai vacinar? Doe alimentos e itens de higiene

As pessoas que se vacinam contra a Covid-19, em Cachoeiro, podem colaborar com a campanha “Compartilhe Amor”, doando, no momento da vacinação na unidade de saúde, alimentos não perecíveis e itens de higiene (álcool em gel e sabão), na quantidade que quiserem. A Prefeitura destina todos os produtos arrecadados a famílias em situação de vulnerabilidade social, para reforçar as ações de combate à insegurança alimentar no município durante a pandemia.