Covid e gripe

Afastamento de servidores com síndromes gripais faz setores mudarem funcionamento

Parte das unidades da Semdes, entre elas o Creas, funcionarão das 8h às 14h
Foto: Divulgação/PMCI

O aumento acentuado dos casos de Covid-19 e Influenza em Cachoeiro também afeta o funcionamento dos serviços municipais. As síndromes respiratórias já causaram o afastamento de quase 200 funcionários da Prefeitura em janeiro.

Em função disso, alguns setores da administração municipal precisarão ajustar o atendimento ao cidadão. É o caso da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que, a partir desta terça-feira (25), terá a maior parte de suas unidades administrativas funcionando em horário reduzido, das 8h às 14h – veja os horários de todos os setores no fim do texto.

“Em apenas uma de nossas subsecretarias, estamos com mais de 50 servidores afastados, com confirmação de Covid. Nessas circunstâncias, com o quadro de pessoal tão reduzido, fica inviável manter o expediente integral em alguns departamentos. A redução do horário também é uma medida que temos adotado nos momentos mais críticos da pandemia, como forma de contribuir para a contenção da circulação de pessoas e, por consequência, do contágio”, justifica a secretária do órgão, Márcia Bezerra.

Escolas com horário reduzido durante recesso

Também em razão da alta dos casos de Covid na cidade, as escolas municipais vão reduzir o horário de atendimento durante o recesso escolar. Desta terça-feira (25) até 4 de fevereiro, elas funcionarão das 12h às 18h. O horário integral será retomado no dia 7 de fevereiro, com o início do ano letivo.

20% dos servidores da saúde

A situação também é preocupante na área da assistência à saúde. Até o meio da última semana, mais de 50 servidores que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e prontos atendimentos municipais de Cachoeiro estavam afastados por terem recebido diagnóstico positivo para Covid-19. O número representa cerca de 20% do total de profissionais atuantes.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), entre os servidores afastados estão: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e recepcionistas das unidades, dentre outros funcionários que lidam diariamente com o público que busca atendimento na rede municipal de saúde.

“O atendimento a pessoas com sintomas gripais cresceu exponencialmente neste mês. Com isso, mesmo seguindo à risca os protocolos sanitários, nossos profissionais ficam muito expostos aos riscos de contágio pelos vírus, e estamos tendo mais afastamentos. Isso acaba impactando na oferta de atendimentos. Por isso é tão necessário que a população não abandone os cuidados preventivos – uso de máscara, distanciamento e higiene das mãos –, que servem para proteger tanto da Covid quanto da gripe”, orienta o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Administração incentiva vacinação e cuidados

Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Cachoeiro tem adotado medidas sanitárias contra a Covid-19 em suas repartições – uso obrigatório de máscaras, higiene e distanciamento – como forma de proteger os servidores e contribuintes que buscam os serviços municipais. Também regulamentou o regime de teletrabalho para setores em que há possibilidade de adoção dessa modalidade. Além disso, os servidores são incentivados a completarem o esquema vacinal e a buscarem a testagem quando há suspeita de infecção. Servidores com sintomas gripais devem cumprir isolamento domiciliar pelo prazo determinado pelo Ministério da Saúde.

Funcionamento das unidades da Semdes a partir de terça-feira (25):

De segunda a sexta, das 8h às 14h

– Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)

Rua Vinte e Cinco de Março, 692 – Centro.

– Centros de Referência de Assistência Social (Cras):

Alto União – Endereço: Rua José Olímpio Gomes, 614-722

Jardim Itapemirim – Endereço: Rua Aryo Sardemberg, 1

Village da Luz – Endereço: Rua Pedro Pereira, s/n

Zumbi – Endereço: Rua Maria Dolores Santana

Distrito de Burarama – Endereço: Rodovia João Zago, s/n

Distrito de Itaoca – Endereço: Rua Braz Vivácqua, s/n

Rui Pinto Bandeira – Endereço: Estação Cidadania – Cultura “Sérgio Sampaio” (ECC)

– Central de Benefícios

Endereço: rua Dona Joana, nº 25, no imóvel da esquina com a praça São João, no Centro.

– Conselho Tutelar

Regional I
Endereço: Rua Ronilson Rodrigues, 19 – Monte Cristo.
Telefone: (28) 3526-8751 / (28) 98814-3507 (plantão 24h)

Regional II
Endereço: Rua Joubert Alves Ayub, 48/50 – Ilha da Luz
Telefone: (28) 3155-5284 / 5002 / (28) 98814-3515 (plantão 24h)