Atualização anual

Agentes da Guarda Civil Municipal participam de aulas de tiro

Além do treinamento prático, guardas também recebem capacitação teórica
Foto: Márcia Leal/PMCI

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro de Itapemirim iniciaram, nesta quarta-feira (22), as aulas do módulo de tiro do curso anual de atualização profissional, iniciado no último dia 9 de agosto. As aulas práticas estão ocorrendo no Clube de Tiro de Cachoeiro de Itapemirim, localizado no bairro Vila Rica.

Até 30 de outubro, 41 servidores com porte de arma de fogo irão participar de diversas aulas, teóricas e práticas, com conteúdo voltado às suas atividades cotidianas.

As aulas incluem tópicos de operações em embarque e desembarque de viaturas e procedimentos policiais, ministrados pelo subtenente da reserva da Polícia Militar, Luiz Carlos Andrade da Silva (de forma voluntária), em conjunto com os instrutores da Guarda Civil Municipal, todos formados pelo Método Giraldi – que consiste na padronização de ações policiais que utilizem a arma de fogo, contribuindo para a redução de disparos acidentais e redução de disparos sem necessidade.

O curso anual de atualização da GCM inclui, também, módulos de legislação, redação, defesa pessoal, sistema Ciodes (Centro Integrado Operacional de Defesa Social), comunicação e motivação nas organizações e a qualidade de vida, saúde, higiene e segurança no trabalho – os dois últimos através do sistema EaD. 

“Esse curso vai além do cumprimento de uma necessidade protocolar e serve, principalmente, para mantermos nossos agentes da Guarda Civil Municipal sempre atualizados, para melhor atender à população” afirmou o secretário municipal de Segurança, Coronel Francisco Inácio Daróz.

A oferta do curso anual atende ao que está previsto no Decreto Federal nº 9.847, de 25 de junho de 2019, alterado pelo Decreto Federal nº 10.030, de 30 de setembro de 2019 – ambos regulamentam a Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003.

Guarda Municipal retomou porte de armas em 2020

Dando fim a um impasse de quase 13 anos, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro de Itapemirim voltou a portar armas de fogo em fevereiro de 2020.  Na ocasião, os guardas que cumpriram todos os requisitos do curso de formação funcional receberam os portes de arma. Em dezembro, os agentes concluíram curso para atualização do porte para o calibre .40.

No ano passado, a GCM de Cachoeiro de Itapemirim atendeu a 6.793 ocorrências – número 60% superior ao registrado em 2019, que fechou com 4.238 ocorrências.