Notícias

Agersa conta com laboratório de análises para monitorar a qualidade da água

Laboratório fará periodicamente análise das amostras de água tratada para consumo humano

A partir deste mês de abril, a Agersa (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim) passa a ter uma nova ferramenta de controle e fiscalização dos índices de qualidade da água tratada e distribuída em Cachoeiro de Itapemirim.

Para realizar o monitoramento em diversos pontos de abastecimento, a Agersa contratou laboratório especializado que fará periodicamente a coleta e análise das amostras de água tratada para consumo humano. O laboratório será responsável também pelas análises do esgoto sanitário tratado.

O objetivo é aumentar o monitoramento que é feito pela concessionária, a fim de garantir que a população tenha acesso a água de qualidade nos termos da Portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde.

De acordo com Tatiana Pirovani, diretora técnica da Agersa, a análise da água feita pelo órgão regulador é uma forma de fiscalizar se o prestador está atendendo as especificações do Ministério da Saúde e do Conama.

“A Agersa está entrando em uma nova fase de fiscalização de índices de qualidade. Será possível agora assegurar de forma dupla a qualidade da água tratada e distribuída. Com acesso aos resultados das análises, será possível confrontar, se necessário, as informações prestadas pela concessionária”, explica Tatiana Pirovani.

A próxima etapa de fiscalização será direcionada aos índices de pressão e de perda na rede. “Esses índices fazem parte das metas contratuais a serem atendidas pela concessionária”, destaca Pirovani.

Fiscalização das ETAs

A Agersa iniciou em 2018 uma rotina de fiscalização das estações de tratamento de água (ETAs), tanto da sede, quanto dos distritos. O intuito é verificar a manutenção da infraestrutura e os procedimentos executados pela concessionária no tratamento da água.