Pronto Atendimento

Agora 24 h, PA de Itaoca fez quase 1,5 mil atendimentos nos últimos dois meses

Unidade é referência para outros dois distritos e duas localidades do interior
Foto: Divulgação/PMCI

O Pronto Atendimento (PA) de saúde do distrito de Itaoca, em Cachoeiro de Itapemirim, passou a funcionar 24 horas em novembro de 2020 – antes, o atendimento era das 7h às 19h. Nesses dois primeiros meses com horário estendido, a unidade realizou 1.462 atendimentos.

Desse total, foram 1.248 atendimentos realizados de manhã e à tarde e 214, no período noturno. Além de Itaoca, a unidade é referência para os distritos de Gironda e Soturno e para as localidades de Liberdade e Morro Grande.

Para aprimorar a realização dos serviços, o PA de Itaoca foi contemplado, recentemente, com novos equipamentos, incluindo respirador, monitor cardíaco, desfibrilador, eletrocardiograma com laudo, dentre outros. Em dezembro, também recebeu uma nova ambulância.

Além disso, a Prefeitura de Cachoeiro publicou, nesta semana, um edital de licitação para contratar empresa para reformar a Unidade Básica de Saúde (UBS) e o Pronto Atendimento de Itaoca. O valor estimado para o investimento é de cerca de R$ 245 mil.

“É muito importante termos um Pronto Atendimento 24 horas em Itaoca, pois facilita muito o atendimento a casos de urgência e emergência em uma região mais distante da sede de Cachoeiro”, ressalta a secretaria municipal de Saúde interina, Alexandra da Penha Araújo Cruz

“O funcionamento 24 horas do PA de Itaoca era uma demanda antiga dos moradores daquela região e nós conseguimos essa realização. A Prefeitura também realizou melhorias importantes em Unidades Básicas de Saúde e pontos de apoio de diversas localidades do interior”, completa o prefeito Victor Coelho.

A ambulância do PA de Itaoca pode ser acionada pelo telefone (28) 3539-1285.