Agora é a fase de capacitação dos eleitos no OP

Com a conclusão das plenárias deste terceiro ciclo do Orçamento Participativo (OP) em Cachoeiro de Itapemirim, o programa entra agora em nova fase, com foco na capacitação dos delegados e conselheiros eleitos em cada região.

Eles vão ser empossados no próximo dia 5, uma quinta-feira, às 19h, em solenidade no auditório do campus I do Centro Universitário São Camilo – ES, no bairro Paraíso. A partir daí, recebem uma série de orientações sobre o funcionamento do OP, que inclui capacitação social, no próximo dia 14, e capacitação financeira, dia 15.

“Pela grande importância do Orçamento Participativo, os representantes da população precisam estar preparados para acompanhar o processo, desde o elaboração dos projetos até a execução da obra. Com essa fase de capacitação, estamos ainda estimulando o surgimento de novas lideranças e a valorização da participação popular”, avaliou o prefeito Carlos Casteglione.

A fase de plenárias foi encerrada no último sábado (16), pela região 9. O bairro Recanto sediou o evento e também compareceu em peso. A participação deu resultado e a obra eleita foi para aquele bairro, de drenagem, pavimentação e construção de muro de contenção na rua Naim Nagib.

No dia anterior, a participação dos moradores na plenária da região 10 surpreendeu a associação de moradores do distrito de São Vicente, que sediou o evento. “A comunidade compareceu em grande quantidade, e isso nos deixa muito satisfeitos. Escolhemos a ampliação e a reforma da nossa escola, que vai possibilitar a inclusão de mais projetos e mais possibilidades aos alunos”, comemorou o diretor geral da associação, Eraldo Pedro Grechi.

Confira os próximos eventos deste ciclo do Orçamento Participativo!
Dia 5 de maio, às 19h
Posse do Conselho do OP

Dia 14 de maio, das 8h às 17h
Capacitação Social
no auditório do Senai, no bairro Gilberto Machado

Dia 15 de maio, das 8h às 12h
Capacitação Financeira
no auditório do Senai, no bairro Gilberto Machado

Dia 16 de maio, às 19h
Reunião do Conselho do OP
no auditório da Semdec (anexo ao prédio da Câmara Municipal), no centro da cidade

As obras eleitas em primeiro lugar nas plenárias:
Região 1
– Construção da sede do Centro Comunitário – bairro Alto União
Região 11 – Drenagem e pavimentação da rua Projetada e da rua Julio Souza – distrito de Coutinho
Região 4 – Drenagem e pavimentação da rua Adinaldo Dias com ligação com a rua Jair Coelho – bairros Bom Pastor, Village da Luz e Alto Novo Parque.
Região 7 – Drenagem na rodovia Ricardo Barbieri – bairros Rui Pinto Bandeira e Boa Vista
Região 8 – Área de lazer na rua Antonio Maria Rosa – bairros Boa Esperança, Marbrasa e São Lucas
Região 3 – Construção de mais uma rua de acesso ao bairro – bairro Nossa Senhora Aparecida
Região 2 – Construção de muro de arrimo na rua Coronel Francisco Athayde – bairro Coronel Borges
Região 5 – Drenagem e pavimentação da rua Izaías Martins, no bairro Campo Leopoldina
Região 6 – Drenagem e pavimentação das ruas Arno Herkenhoff, Newton Fardim e Fernando Demores e da avenida Nossa Senhora da Consolação, no bairro Vila Rica.
Região 13 – Drenagem e pavimentação da rua Juarez Franco Coelho, no distrito de Córrego dos Monos
Região 12 – Drenagem e pavimentação das ruas Ângelo Silotte, Paulo Babiske e Santos Mancine, no distrito de Soturno
Região 10 – Reforma e ampliação da escola municipal São Vicente, no distrito de São Vicente
Região 9 – Drenagem, pavimentação e construção de muro de contenção na rua Naim Nagib, no bairro Recanto