Notícias

Protagonismo feminino

Agosto Lilás: mulheres de Gironda aprendem sobre empreendedorismo

Em alusão à campanha Agosto Lilás, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) de Cachoeiro promoveu uma palestra sobre empreendedorismo para produtoras rurais de Gironda, na última semana.

Cerca de 20 mulheres participaram da ação, realizada no salão da igreja Nossa Senhora Aparecida. A conversa foi conduzida pela advogada e coach Valéria Martins, que abordou o empreendedorismo dentro da perspectiva da Marcha das Margaridas, movimento nacional de mulheres do campo contra a exploração e todas as formas de violência praticadas contra trabalhadoras rurais.

“O empreendedorismo feminino tem surgido como um mecanismo de independência e segurança financeira para essas mulheres, para que tenham opção de futuro e possam sair de uma realidade abusiva e difícil”, explica Valéria.

De acordo com a palestrante, um dos objetivos da atividade foi ajudar as participantes a identificarem possibilidades de uma vivência mais digna. “É importante que elas percebam o lugar e estado em que estão e saibam que podem ir além, que elas têm voz e rede de apoio”, completa.

Para a secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Márcia Bezerra, “ações como essas contribuem para fortalecer, no interior do município, o empoderamento e protagonismo das mulheres, além de difundir políticas públicas de proteção dos direitos da mulher”.

Essa foi a segunda ação realizada pela Semdes para celebração do Agosto Lilás no município. A primeira, ocorrida no último dia 6, foi uma roda de conversa on-line sobre a Lei Maria da Penha, para profissionais da educação. Outras ações da programação serão divulgadas nos próximos dias.