Agosto Lilás: projeto Rafa promoveu caminhada em São Vicente

A trilha de 2,5 km foi percorrida por cerca de 70 participantes

No último sábado (17), mulheres assistidas pela Ronda de Apoio à Família (Rafa), da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro de Itapemirim, participaram de caminhada e passeio turístico promovidos pelo projeto, na região da Pedra da Penha, no distrito de São Vicente. O evento abriu a programação do Agosto Lilás, movimento criado com o objetivo de comemorar a Lei Maria da Penha, que em 2019, completa 13 anos.

A trilha de 2,5 km de subida foi percorrida por cerca de 70 participantes (incluindo voluntárias), em cerca de 4 horas. Antes, a elas foi oportunizado um momento de alongamento, realizado por profissionais de educação física da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), apoiadora da ação.

O objetivo da atividade era incentivar a superação e empoderamento das participantes, que passaram por situações de violência doméstica, além de proporcionar interação e a troca de experiências.

Para a guarda civil municipal, Denise Koppe, idealizadora e coordenadora do projeto Rafa, um dos momentos mais significativos da ação foi perceber a perseverança das mulheres em completar o trajeto.

“Foi gratificante porque muitas mulheres se superaram. No meio da caminhada, algumas quiseram desistir por conta das acessos difíceis que tem na trilha, mas bravamente venceram seus medos e foram até em cima. Foi maravilhoso poder contemplar os rostos de alegria e satisfação por terem conseguido chegar no mirante e na ponte”, disse.

Depois da caminhada, as mulheres participaram de um almoço, que contou com uma roda de conversa sobre empatia e companheirismo. Elas também conheceram mais sobre o projeto Rafa. Logo após, ocorreu um sorteio de brindes.

Além da Semesp, o evento ainda contou com o apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes), da Saúde (Semus) e de Gestão de Transportes (Semtra). A Guarda Civil Municipal também esteve presente.

“Iniciar as atividades do Agosto Lilás com essa caminhada foi simbólico, pela questão da superação do desafio proposto. Elas enfrentaram essa atividade com êxito, demonstrando resistência e coragem. Quisemos reiterar que, por meio da Rafa, estamos ao lado delas para o enfrentamento de qualquer dificuldade”, avalia o secretário de Segurança e Trânsito do município, Ruy Guedes Barbosa Filho.

Próximos eventos do Agosto Lilás

A programação do Agosto Lilás continua com ações no próximo fim de semana. No sábado (24), haverá uma roda de mulheres, intitulada “Mulher de Fases, Mulher de Luta, Mulher de Lei”, que será mediada pela secretária municipal de Cultura e Turismo (Semcult), Fernanda Martins. O evento começará às 8h, no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários. São 230 vagas e quem estiver interessado em participar deve ser inscrever pelo https://capacita.cachoeiro.es.gov.br/inscricao/inscrever/3637.

Outra atração da programação é o artista cearense Tião Simpatia, que fará palestra na Faculdade Multivix (bairro Monte Belo), às 19h, na sexta (23), e um show no Teatro Municipal Rubem Braga (bairro Guandu), no sábado, também às 19h, com entrada gratuita.

Responsável por produzir trabalhos voltados para o combate à agressão às mulheres, como os CDs “A Lei Maria da Penha” (2007) e “Maria da Penha-Mulher de Lei” (2008) e o DVD “Mulher de Lei” (2010), Tião Simpatia é cantor, compositor, repentista, cordelista e arte-educador.

Também no dia 24, acontecerá um city tour do projeto “Doce terra onde eu nasci”, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), que levará as participantes dos eventos da Rafa aos pontos turísticos de Cachoeiro. O passeio se iniciará no Museu Ferroviário Domingos Lage (antiga estação), na Linha Vermelha, às 13h.

Confira a programação

23 de agosto

Palestra com Tião Simpatia
Local: Faculdade Multivix, bairro Monte Belo
Horário: 19h às 20h
Público: alunos da instituição e convidados

24 de agosto

– Abertura: Momento Cultural – Trio Detox

Roda de Mulheres “Mulher de Fases, Mulher de Luta, Mulher de Lei” (mediada por Fernanda Martins, secretária municipal de Cultura e Turismo)
Local: auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, bairro Ferroviários
Horário: 8h às 11h30
Inscrição: https://capacita.cachoeiro.es.gov.br/inscricao/inscrever/3637

Palestrantes e temas:

– Maria Elvira Tavares Costa
Formada: Administradora, com pós em Psicodrama e Psicopedagogia. (Contadora de Histórias)
Tema: Mulher: A Força Está Em Você

– Ângela Bravo Espinoza Huguiním Légora
Formada em Assistente Social, Psicóloga, Bacharel em Teologia
Tema: Formação intrapsíquica (fases de Formação da personalidade)

– Elisangela de Oliveira
Formação: Teologia, Pós graduada em defesa pessoal
Tema: O papel da mulher inserida na segurança pública e seus desafios no dia a dia

– Juliana Veronez Passabom
Formação: Advogada e coordenadora da comissão da OAB de direitos humanos de Cachoeiro de Itapemirim
Tema: Aspectos Jurídicos – Mulher

– Márcia Cristina Fonseca Bezerra
Formação: Administradora e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social
Tema: As políticas públicas oferecidas no âmbito municipal para a mulher

– Encerramento: Momento Cultural – Dupla Liloh

City tour do projeto “Doce terra onde eu nasci” (da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo)
Passeio com visitantes que participarão dos eventos da Rafa em pontos turísticos de Cachoeiro
Saída do Museu Ferroviário Domingos Lage (antiga estação), na Linha Vermelha
Horário: 13h às 15h

Tião Simpatia Show
Local: Teatro Municipal Rubem Braga
Horário: 19h às 21h
Entrada franca