Obras de extensão

Água tratada chega a moradores do interior através de novas redes de abastecimento

No total, 72 imóveis foram beneficiados com obras nas localidades de Retiro e Morro Grande
Foto: Divulgação/BRK Ambiental

Novas redes de água tratada estão beneficiando 42 imóveis da localidade de Retiro e 30 imóveis da comunidade de Morro Grande, em Cachoeiro de Itapemirim. A ampliação das redes é executada pela concessionária dos serviços de água e esgoto do município, com investimento da Prefeitura de Cachoeiro, e alcançará mais três localidades que, atualmente, são abastecidas com carros-pipa.

Em Retiro, as obras de extensão de 7.067 metros de rede foram concluídas em maio. Em Morro Grande, ainda restam construir 567 metros, do total de 2.167 metros de rede, o que não impediu que a água já começasse a cair nas torneiras dos moradores a partir da semana passada.

“Foi a melhor obra que podia ter acontecido aqui, uma conquista para os moradores da região. São mais de 30 anos sem água potável nas torneiras”, afirma Rubem Marcelino, empresário que atua na região de Morro Grande.

“Água é vida. Moro aqui há treze anos, crio dois netos e tínhamos de comprar água e regrar a água que usávamos da cacimba. Sempre regrado, agora, temos água em casa. Foi muito importante para nós, uma alegria muito grande”, comemora Dilma dos Santos, moradora de Morro Grande.

Km 09, Timbó e Alto Gironda

Na localidade do Km 09, que faz parte do distrito de Conduru, resta fazer o assentamento de 500 metros de tubulação dos 5.152 metros de rede de água a serem construídos, beneficiando cerca de 60 imóveis.

De acordo com a concessionária dos serviços de água e esgoto de Cachoeiro, as etapas seguintes compreenderão testes de estanqueidade, limpeza e higienização das tubulações e ligação dos imóveis à rede. A previsão é de que as intervenções sejam concluídas até o fim de agosto.

Também deverá ser concluída, até o final de agosto, a construção da nova rede de 730 metros na localidade de Alto Gironda, contemplando 15 imóveis. Em Timbó, já foi construída parte dos 8.839 metros de rede, que beneficiará 136 imóveis. A conclusão do serviço depende da retirada de 700 metros de rochas encontradas no local.

“A ampliação das redes de água tratada para comunidades que dependem de carros-pipa para serem abastecidas representa um grande salto na qualidade de vida dos moradores dessas regiões, além de, também, beneficiar estabelecimentos comerciais e possibilitar maior geração de emprego e renda. Estamos trabalhando em um novo Plano Municipal de Saneamento, que possibilitará a inclusão de mais comunidades posteriormente”, destaca o prefeito Victor Coelho, que esteve em Morro Grande no último fim de semana.

Ampliação

As obras de ampliação de rede água tratada tiveram início em setembro de 2019. Para a execução, a Prefeitura de Cachoeiro optou pela modalidade de subvenção para investimentos, que desonera o valor orçado pelo prestador de serviços, devido à não incidência de tributos sobre os custos das obras – resultando na redução do orçamento da obra à metade. Os trabalhos são acompanhados pela Secretaria Municipal de Obras (Semo).