18 anos ou mais

Ainda há vagas para se vacinar contra Covid-19 neste sábado (21)

"Dia D de Vacinação" será realizado nas unidades básicas de saúde
Foto: Márcia Leal/PMCI

Ainda dá para pessoas de 18 anos ou mais agendarem sua vacinação contra Covid-19 neste sábado (21). Nas unidades básicas de saúde (UBS), onde ocorrerá o “Dia D de Vacinação”, existem cerca de 7 mil vagas, entre 8h e 16h. Na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde), onde ocorrerá o “Viradão da Vacinação”, as vagas já estão praticadas esgotadas. (Informações até as 15h desta sexta-feira, 20).

O agendamento on-line seguirá aberto até 0h de sábado (21). Quem não conseguir marcar, poderá se dirigir até uma UBS, a partir das 12h, para verificar, se há doses sobrando e aguardar a possibilidade de atendimento.

O site para fazer a marcação é o agendamentosaude.cachoeiro.es.gov.br. O serviço com mais vagas é o de “18 anos em diante – sábado – unidades de saúde”. Após um breve cadastro, o usuário escolhe o local e o dia para se vacinar, dentre os disponíveis – o horário aparecerá automaticamente. O agendamento pode ser feito em qualquer unidade e não apenas naquela mais próxima da residência.

No dia da vacinação, será necessário apresentar o comprovante do agendamento, cartão de vacina, documento de identificação com foto, cartão do SUS ou o CPF.

“É fundamental que todas as pessoas, maiores de 18 anos que ainda não se vacinaram, não percam essa oportunidade. Dependendo das doses disponíveis, abriremos atendimento para demanda espontânea, mas é fundamental que cada um garanta a sua vaga”, destaca o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Música

O “Viradão da Vacinação” contará com a presença de um DJ, das 18h às 20h. Além de músicas, serão reforçadas informações importantes – levando, assim, conscientização aos jovens de modo descontraído.

Interior

No interior do município, a vacinação ocorrerá no sábado (21), das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento. Os moradores dos distritos e localidades rurais deverão procurar a UBS de referência para se vacinar.

Cadastro no Vacina e Confia agiliza atendimento

Quem se dirigir até o local de vacinação com cadastro feito na plataforma “Vacina e Confia”, do governo estadual, contribuirá para que o atendimento seja mais ágil, com menos tempo de espera, e conseguirá algumas vantagens. A plataforma comunica o cidadão sobre o período de aplicação da segunda dose ou a respeito de doses em atraso, além de permitir ao usuário a consulta de informações sobre a sua vacinação e a respeito da campanha de imunização em geral.

Outra vantagem importante é que, no caso de esquema vacinal completo, a plataforma disponibiliza a declaração do autocadastro e o certificado de vacinação em três línguas (português, inglês e espanhol), o que é bastante útil para quem precisa viajar.

Para se cadastrar, basta acessar o site www.vacinaeconfia.es.gov.br/cidadao, clicar no ícone “Cidadão”, na página inicial, e inserir os dados pessoais, como idade, endereço e CPF. Pessoas que fazem parte de grupos prioritários têm a opção de enviar documentos de comprovação.

Vai vacinar? Doe alimentos e itens de higiene

As pessoas que se vacinam contra a Covid-19, em Cachoeiro, podem colaborar com a campanha “Compartilhe Amor”, doando, no momento da vacinação na unidade de saúde, alimentos não perecíveis e itens de higiene (álcool em gel e sabão), na quantidade que quiserem. A Prefeitura destina todos os produtos arrecadados a famílias em situação de vulnerabilidade social, para reforçar as ações de combate à insegurança alimentar no município durante a pandemia.