Alunos autistas têm atendimento inclusivo nas escolas municipais de Cachoeiro

Município conta com 55 Salas de Recursos Multifuncionais, que auxiliam no desenvolvimento de crianças com autismo
Foto: Divulgação/PMCI

A rede municipal de ensino de Cachoeiro atende, atualmente, 839 alunos na modalidade de educação inclusiva. Desse total, 431 são diagnosticados com o transtorno do espectro autista (TEA).

Para acolher esse público, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) disponibiliza um atendimento educacional especializado – complementar ao ensino regular – oferecido com apoio das 55 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), equipadas com conjunto de aparelhos de informática, mobiliários, materiais pedagógicos e de acessibilidade.

Nesses espaços, os profissionais da educação realizam um trabalho individual, permitindo um olhar singular para cada aluno, observando suas dificuldades, a fim de estimular o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo por meio de atividades lúdicas e auxílio da tecnologia.

De acordo com a Seme, o trabalho desenvolvido nas SRM é alinhado ao atendimento nas salas de ensino regular, que contam com cuidadores e estagiários para orientar e auxiliar os alunos com TEA em suas rotinas diárias nas escolas.

Além disso, a Seme também realiza o projeto “Autismo: Conhecendo Para Educar!”, que consiste na promoção de encontros com alunos, professores e pais ou responsáveis para a realização de rodas de conversa, utilizando técnicas de psicoterapia grupal, tendo como objetivo proporcionar um momento de acolhida e orientação.

Para as famílias, o trabalho desenvolvido na rede municipal de educação tem contribuído para o desenvolvimento e bem-estar de seus filhos com TEA.

“Uma equipe sempre muito atenciosa conosco, nos escutando e apoiando meu filho em sua jornada. Com muita paciência, esses profissionais vêm desenvolvendo um trabalho lindo, com amor e zelo que eles tem pelo João. O empenho é muito grande e eu não penso em mudá-lo para uma instituição particular, pois estou muito satisfeita e feliz por ver meu filho evoluindo e chegando em casa sempre bem”, afirma Adriana Mion da Silva, mãe do pequeno João Emanuel, aluno da escola municipal Zilma Coelho Pinto.

De acordo com a secretária municipal de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens, as práticas inclusivas são essenciais para garantir o direito de todos à educação.

“É notório que os trabalhos desenvolvidos, por meio de práticas inclusivas nas escolas, fortalecem as bases da educação especial. Nesse sentido, é extremamente importante olharmos, individualmente, para cada estudante, para que seja possível explorar suas potencialidades, melhorando o rendimento escolar do educando”, avalia.

“Acreditamos que a educação é um dos pilares da sociedade e todos devem ter acesso a ela, por isso, nossa gestão tem se preocupado em ampliar o atendimento inclusivo, mobilizando servidores, famílias e comunidade na missão de acolher e promover o desenvolvimento desses estudantes”, destaca o prefeito Victor Coelho.

Para mais informações sobre o atendimento na rede municipal de ensino de Cachoeiro voltada para alunos com TEA, os pais ou responsáveis podem entrar em contato pelo telefone (28) 3518-5663, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.