Alunos com autismo têm acompanhamento especializado nas escolas municipais

Eles participam de atividades complementares nas Salas de Recursos Multifuncionais

Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) contam com atendimento especializado na rede municipal de educação de Cachoeiro de Itapemirim. Além de assistirem às aulas do ensino regular, eles participam de atividades complementares nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), sob os cuidados de profissionais qualificados.

Nesses ambientes, os alunos têm acesso a materiais didáticos e práticas pedagógicas que estimulam o desenvolvimento deles e contribuem para a evolução do processo de aprendizagem.

Como o TEA não se apresenta de forma linear, a equipe de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Seme) organiza um planejamento de ensino para cada aluno. A partir de uma análise individual, são verificadas as necessidades educacionais da criança e traçadas as abordagens a serem feitas.

Os educadores das SRM trabalham em conjunto com os professores regentes, organizando atividades colaborativas adaptadas para as tarefas propostas nas salas comuns de ensino regular. A intenção é incentivar as crianças autistas a produzirem e executarem as atividades. As tarefas abrangem todas as áreas do conhecimento.

Atualmente, 155 alunos autistas estão matriculados na rede municipal de ensino de Cachoeiro. Além deles, recebem atendimento educacional especializado (AEE) nas 42 Salas de Recursos Multifuncionais da rede, no turno complementar, todos os estudantes com deficiência comprovada por meio de laudo médico.

“Estamos empenhados em garantir aos alunos com necessidades educacionais especiais um atendimento de excelência, que possibilite o desenvolvimento dos seus potenciais e sua aprendizagem, respeitando o tempo de cada indivíduo. Temos um olhar sensível e reflexivo, buscando sempre novos caminhos para o atendimento educacional especializado (AEE)”, ressalta a gerente de Educação Especial de Cachoeiro, Karla Ferraço.

“Oferecer um atendimento educacional especializado qualificado nas escolas municipais de Cachoeiro é um compromisso da gestão, para garantir uma educação cada vez mais inclusiva”, destaca a secretária de Educação do município, Cristina Lens, ressaltando que educadores da rede estão atualizando conhecimentos e aperfeiçoando práticas pedagógicas em novo curso de formação sobre AEE oferecido pela Seme.

1ª Semana Municipal de Conscientização do Autismo

Cachoeiro está realizando sua 1ª Semana Municipal de Conscientização do Autismo. A programação, iniciada  segunda-feira (1º), já contou com ação de mobilização no Centro, atividades nas escolas municipais e termina no domingo (7) com a Caminhada de Conscientização do Autismo. A concentração será na Praça Jerônimo Monteiro, Centro, às 8h. O destino será a Praça de Fátima, onde acontecerão atividades lúdicas e interativas como: Gincana Esportiva (entre pais e filhos) e funcional Kids. Além disso, para alegrar ainda mais a criançada, estarão disponíveis o Ônibus da Alegria, e a distribuição de pipoca, algodão-doce e picolé. Por fim, está previsto uma revoada de balões azuis.