80 anos do Rei

Alunos da rede municipal de Cachoeiro participarão de quiz sobre Roberto Carlos

Jogo de perguntas e repostas é realizado desde 2017, em comemoração ao aniversário do cantor
Foto: Márcia Leal/PMCI

A vida e a obra do cantor cachoeirense Roberto Carlos serão tema de um quiz – jogo de perguntas e respostas – para estudantes da rede municipal de ensino de Cachoeiro, neste mês. A atividade será promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), como parte da programação local para comemoração do aniversário do artista, que completará 80 anos em 19 de abril.

Sucesso no ambiente escolar desde 2017, a ação será realizada de 15 a 31 de março, com os alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental das escolas “São Vicente”, “Luiz Semprini”, “Anacleto Ramos”, “Deusdedit Baptista” e “Maria das Dores”.

A equipe da Semcult já visitou as escolas participantes e distribuiu materiais com informações sobre Roberto Carlos, para que os alunos possam se preparar para o jogo. Canções de destaque, premiações que o artista já recebeu, onde e quando começou a cantar, o programa de TV que o lançou no cenário nacional, endereço da casa em que morou em Cachoeiro e escolas onde estudou são alguns dos tópicos que serão abordados nas perguntas.

Devido à pandemia, o número de instituições e alunos participantes foram reduzidos nesta edição. Serão apenas três estudantes representando cada turma das escolas selecionadas.

Após a definição das cinco equipes finalistas, uma de cada instituição, será realizada a final, no dia 29 de abril, no Teatro “Carlos Imperial”, que fica na Estação Cidadania – Cultura “Sérgio Sampaio” (ECC), no bairro Rui Pinto Bandeira. A decisão será transmitida ao vivo pelo canal da Prefeitura de Cachoeiro no YouTube.

Os alunos classificados para etapa final receberão certificado de finalistas e medalhas de acordo com sua classificação (de 1º ao 5º). A escola vencedora receberá um troféu de primeiro lugar e as outras finalistas ganharão um certificado de participação.

“O quiz é uma ação importante, porque se enraíza no conceito de Educação Patrimonial, e é fundamental ensinar a importância de nossos ícones às novas gerações”, frisa a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

Concurso literário

Outra ação comemorativa ao aniversário do Rei envolvendo estudantes de Cachoeiro é um concurso literário, para os alunos de 6º e 7º anos do ensino fundamental, de 11 escolas municipais.

A partir do tema “É apenas uma casa?”, eles estão sendo incentivados a escrever, neste mês, sobre a Casa de Cultura Roberto Carlos, lugar onde o cantor morou na infância e patrimônio cultural do município. Além de estimular o desenvolvimento da escrita, a proposta é fortalecer a educação patrimonial nas escolas.