Curso preparatório

Alunos da rede municipal de ensino concluem aulas do projeto Pré-Ifes

Curso ajudou 220 estudantes a se prepararem melhor para prova a do Ifes
Foto: Divulgação/PMCI

No próximo sábado (30), os 220 alunos matriculados no projeto Pré-Ifes, em Cachoeiro, participarão da última aula do curso preparatório gratuito, que é oferecido pela Prefeitura. O evento será realizado no auditório “Prof. David Alberto Lóss”, da escola municipal “Zilma Coelho Pinto”, localizada no bairro Ferroviários.

Na ocasião, os participantes, que cursam o 9º ano em escolas da rede municipal, poderão aproveitar a oportunidade para sanar dúvidas e reforçar o estudo sobre as matérias que serão abordadas no processo seletivo para os cursos técnicos (ensino médio) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

No decorrer do curso preparatório, os alunos estudaram, de maneira mais intensa, Matemática, História, Geografia, Língua Portuguesa e Ciências, com o apoio de professores da rede pública de ensino. Além disso, passaram por dois simulados, nos parâmetros da prova oficial do Ifes, para que pudessem criar as próprias estratégias de estudo e se preparar psicologicamente. A partir dos resultados dos simulados, os professores puderam aperfeiçoar as aulas, baseando-se nas temáticas mais demandadas.

As aulas do curso, que começou em maio, foram realizadas em dois polos, que funcionaram nas escolas “Professor Pedro Estellita Herkenhoff”, no BNH, e “Anacleto Ramos”, no bairro Ferroviários, sempre a partir das 8h. Foram, ao todo, 22 encontros.

“O projeto Pré-Ifes foi mais que uma preparação para a prova do Ifes no final do ano. Foi uma experiência para a vida, em que eu e os meus colegas convivemos com alunos de outras escolas, observamos como está nosso conhecimento e aprendemos coisas novas. Enfim, foi uma experiência maravilhosa”, avalia a aluna da escola municipal “Monteiro Lobato”, Victoria Casimiro Bezerra.

“Os professores ajudaram bastante, eles são muito qualificados e pacientes, estavam sempre dispostos a ensinar, sempre tirando o melhor de cada um”, enfatiza a aluna Rayssa Machado Alves, também da “Monteiro Lobato”.

“Com as aulas do Pré-Ifes, nossos estudantes tiveram a oportunidade de se aprofundar nos conteúdos exigidos para realização da prova do Ifes, sendo uma oportunidade de aprimorar a aprendizagem, revisar conteúdos e resolver questões. Estamos confiantes de que realizarão uma boa prova, pois acreditamos na capacidade dos nossos estudantes”, salienta a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.