Alunos da rede municipal participam de olimpíadas científicas

Neste mês, foram aplicadas as provas das olimpíadas de Astronomia e de Matemática das Escolas Públicas

Com o objetivo de revelar talentos entre os estudantes da rede municipal, a Secretaria de Educação de Cachoeiro (Seme) incentiva a participação dos alunos em duas olimpíadas científicas de abrangência nacional.

Neste mês, no dia 17, os alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental de oito escolas municipais participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). As provas, com quatro níveis de complexidade, foram aplicadas, em etapa única, de acordo com a série em que os estudantes estão matriculados. O objetivo da OBA é fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins.

Já no dia 21, foram aplicadas as provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Participaram alunos de 15 escolas da rede, matriculados do 6º ao 9º ano. O exame foi composto por 20 questões, com três níveis diferentes, dependendo do grau de escolaridade. Os alunos que se classificarem nessa etapa realizarão a segunda fase da olimpíada, no dia 28 de setembro.

Bons resultados

Nos últimos anos, os resultados dos estudantes das escolas municipais têm sido reveladores. Cachoeiro vem se destacando com conquistas significativas de certificações e medalhas de ouro, prata e bronze nessas oportunidades.

A participação é orientada pela Seme e pelas próprias escolas, pois as provas envolvem conhecimentos relacionados aos conteúdos trabalhados em sala de aula, despertando o interesse pelo aprofundamento nos estudos.

“Consideramos relevante a participação dos alunos da rede municipal, por entender que esses concursos possibilitam um envolvimento social para além dos muros da escola, além de incentivarem o aprofundamento em temas científicos”, afirma a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.