OBA

Alunos da rede municipal recebem medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Quatro alunos da escola municipal “Monteiro Lobato” foram laureados com a medalha de bronze
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) promoveu, na tarde desta sexta-feira (13), a entrega de medalhas aos estudantes de Cachoeiro, das redes públicas e privada, que participaram da 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O evento ocorreu no auditório da escola municipal “Zilma Coelho Pinto” e contou com a presença do prefeito, Victor Coelho, do vice-prefeito, Ruy Guedes e da secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

“Estamos, hoje, realizando a entrega das medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Isso, para nós, é muito gratificante. São alunos de diferentes redes de ensino e essa integração entre eles é muito importante. Organizamos este evento para exaltar a dedicação desses alunos e valorizar o esforço empregado por eles nessa conquista”, frisou a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Quatro alunos da escola municipal “Monteiro Lobato” conquistaram a medalha de bronze. São eles: Davi Lino Dutra, Kamilla Pedrozza Ferreira, Guilherme Mothé Vieira e André Luiz Lovatti Coelho.

“Me sinto muito feliz. É gratificante ver o esforço dos estudantes e das famílias, mostrando que a dedicação nunca é em vão, pois todo esforço é recompensado. Isso, para os jovens, é muito importante”, destacou Alexandre Lopes Fortuna, gestor da escola municipal “Monteiro Lobato”.

Homenagens aos medalhistas

A solenidade foi marcada por diversas homenagens aos jovens participantes da OBA, que foram chamados, individualmente, à frente do público presente e receberam suas medalhas e certificados de participação.

O prefeito, Victor Coelho, e o vice, Ruy Guedes, exaltaram a conquista dos estudantes, em discursos direcionados aos medalhistas.

“Temos de parabenizar os alunos, os mestres e as escolas por essa conquista. É um esforço coletivo para o bem comum. A educação é o principal caminho para alcançarmos os grandes objetivos em nossas vidas e é, por meio dela, que é possível construir não só uma cidade melhor, mas também mudar a realidade de uma nação. Hoje, tenho certeza, é apenas o início de uma linda trajetória na vida de vocês”, afirmou o prefeito.

“Essa premiação é fruto do esforço de cada um, da busca pelo conhecimento. Que essa conquista sirva de inspiração para vocês e que possa oportunizar um futuro brilhante, de muito estudo e dedicação”, completou o vice-prefeito, Ruy Guedes.

Mais sobre a OBA

Realizada, anualmente, em maio, a OBA é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira. A prova é dividida em níveis correspondentes à idade e ao ano escolar dos participantes. Cada nível é composto por 10 questões, sendo sete de astronomia e três de astronáutica. Podem participar alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio

As inscrições são feitas pelas próprias escolas, que se cadastram para aplicar a prova e inscreverem os alunos. Nos dias do exame, são os professores das próprias escolas que aplicam as provas e que fazem a correção posteriormente.