Curso preparatório

Alunos do Pré-Ifes participam de segundo simulado

Duzentos estudantes da rede municipal participam do curso preparatório
Foto: Divulgação

Estudantes matriculados no curso preparatório Pré-Ifes, oferecido pela prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), realizaram, no sábado (26), o segundo simulado de preparação para a prova do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

A avaliação foi inspirada no mesmo formato da que será aplicada pelo Ifes: 15 questões de Língua Portuguesa e Matemática, 10 de Ciências e 5 de História e Geografia.
A atividade, que aconteceu nas escolas municipais “Anacleto Ramos” e “Professor Pedro Estellita Herkenhoff”, das 8h às 12h30, teve como objetivo identificar as maiores dificuldades dos alunos e, a partir disso, intensificar a aplicação dos conteúdos de maior importância. Além disso, a ação serviu para preparar os estudantes nos aspectos cognitivos e emocionais, incentivando-os a criar estratégias de estudo e preparação psicológica para a avaliação oficial.

Em agosto, aconteceu o primeiro simulado, e segundo a Seme, os resultados se mostraram positivos. Na ocasião, os alunos também fizeram uma visita ao Instituto.

“O Pré-Ifes me ajudou a ter maturidade para realizar a prova. Os simulados foram uma grande porta de entrada, porque ajudaram a entender como funciona a prova”, conta o estudante da escola municipal “Galdino Theodoro da Silva”, Gabriel Anthunes Silva Barros.

“Certamente, esse projeto e os simulados nos ensinaram a ser mais dedicados. Os professores foram essenciais e nos ajudaram muito nesse processo”, reforça a estudante da “Galdino Theodoro da Silva”, Maria Eliza Dal Rio Figueiredo.

A gestora da escola municipal “Anacleto Ramos”, Renata de Fátima Ferreira, salienta que a participação dos alunos no projeto Pré-Ifes foi expressiva e a expectativa é de bons resultados. “Nossos estudantes ficaram felizes em participar de um projeto bem planejado, que oportunizou um tempo de estudo específico. Foi uma iniciativa que fará um grande diferencial”.

“A proposta do curso do Pré-Ifes é de potencializar os conteúdos já discutidos nas unidades escolares, visando melhor aprendizagem. Estamos confiantes nas aprovações”, declara a secretária de Educação da cidade, Cristina Lens.

Pré-Ifes 2019

Em 2019, duzentos estudantes participam do Pré-Ifes, formação gratuita que tem a intenção de preparar alunos do nono ano do ensino fundamental das escolas municipais para a prova de ingresso no Ifes.

No curso, realizado anualmente, os alunos têm a oportunidade de estudar de maneira mais aprofundada – em aulas aos sábados – os conteúdos cobrados no processo seletivo para acesso ao ensino médio do instituto.

Além dos ‘aulões’ de sábado, os estudantes podem participar de complementação pedagógica em português e matemática, oferecida também gratuitamente no Centro Integrado de Atividades Educacionais “Newton Braga”, no bairro Ferroviários.