Ensino híbrido

Alunos retornam às aulas presenciais em escolas municipais de Cachoeiro

Turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental foram as primeiras a voltar às unidades
Foto: Márcia Leal/PMCI

As aulas presenciais, na rede municipal de Cachoeiro de Itapemirim, estão retornando, gradualmente. Nesta quinta-feira (18), os estudantes das turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental foram os primeiros a voltar para os ambientes escolares.

Para fortalecer, ainda mais, a segurança contra a Covid-19, as unidades adotaram uma rotina mais cautelosa, obedecendo aos protocolos sanitários exigidos. Para isso, materiais higiênicos como frascos de álcool gel, termômetros infravermelhos e tapetes sanitizantes estão presentes em todas as escolas. Também foi adotado um controle mais rígido de ocupação dos espaços, para evitar aglomerações e contato direto entre estudantes.

Pronto para se adaptar à nova rotina, o aluno do 6º ano da Emeb “Anacleto Ramos”, Carlos Henrique de Paula Azevedo, está feliz em retornar às aulas – que funcionarão no modelo híbrido, com atividades presenciais e não-presenciais e revezamento de turmas.

“Estou feliz em voltar. Senti falta de estar com os colegas e professores. Além disso, quando a gente está na sala de aula, fica mais fácil tirar dúvidas e pegar os conteúdos que os professores passam. Talvez, depois de tanto tempo, a gente sinta alguma dificuldade de adaptação, mas vamos nos esforçar”, afirma.

Mãe do pequeno Carlos Henrique, Luiza Inácio de Paula destaca o desafio dos pais e responsáveis no período de aulas on-line e expressa a alegria e expectativa do retorno às aulas nos prédios escolares.

“A falta das aulas presenciais, em 2020, foi um desafio a mais. Quando as crianças estão nas escolas, os pais que trabalham, como eu, ficam mais tranquilos, pois a escola é um ambiente seguro. Foi muito complicado conciliar tudo, mas estamos felizes demais pelas aulas estarem voltando, mesmo que aos poucos”, completa.

A gestora da “Anacleto Ramos”, Renata de Fátima Ferreira, expressa a expectativa de toda equipe escolar com o retorno dos alunos e reforça a atenção dos pais e responsáveis para que incentivem as medidas preventivas para as crianças.

“Nós esperamos uma adesão significativa, pois, por melhor que seja o ensino remoto, nada substitui o dia a dia dentro das salas de aulas. Reforçamos que todas as medidas de prevenção foram tomadas. Toda a equipe escolar se preparou para receber os nossos meninos de volta”, ressalta.

Modelo híbrido

Com o modelo híbrido de ensino, adotado neste ano pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), os estudantes alternam uma semana com aulas presenciais e uma semana com ensino remoto, levando em conta um revezamento de turmas.

A adesão ao modelo híbrido não é obrigatória. Estudantes poderão continuar apenas com o ensino remoto, de acordo com a vontade de pais e responsáveis.

O retorno das atividades presenciais para as demais séries e turmas acontecerá da seguinte forma: em 8 de março, para as turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental; em 22 de março, para as turmas de 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental; em 5 de abril, para as turmas da pré-escola (Pré I e Pré II) da educação infantil; em 19 de abril, para as turmas de maternal III e IV da educação infantil; em 3 de maio, para as turmas de maternal I e II da educação infantil.

Visita

O prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, e a secretária municipal de Educação, Cristina Lens, estiveram na escola “Anacleto Ramos”, na manhã desta quinta, para acompanhar o acolhimento dos estudantes.

“Fizemos tudo que podíamos fazer para tornar o ensino o mais eficiente possível, no período remoto, mas entendemos que estar dentro da sala de aula, interagindo com professores e outros alunos, é muito mais significativo. Neste recomeço, buscaremos fortalecer o que foi passado em 2020, com reforço escolar e materiais didáticos”, enfatiza Lens.

“Estamos alegres com o retorno gradativo do ano letivo, de forma híbrida, buscando exercer todos os protocolos sanitários exigidos para ampliar a proteção aos nossos alunos e profissionais da educação. Trabalhando de maneira séria e com atenção às pessoas, vamos vencer mais esse desafio”, salienta o prefeito.