Nesta segunda (7)

Ano letivo de 2022 nas escolas municipais de Cachoeiro é iniciado

Rede municipal conta com mais de 20 mil alunos matriculados
Foto: Márcia Leal/PMCI

A rede municipal de ensino de Cachoeiro de Itapemirim iniciou o ano letivo de 2022 nesta segunda-feira (7) – com exceção das unidades de tempo integral, que voltarão às atividades nesta quarta (9). O começo do ano letivo foi celebrado em uma solenidade realizada na escola municipal Olga Dias, no bairro Coronel Borges.

As aulas serão presenciais e as escolas seguirão aplicando protocolos de segurança contra a Covid-19, como o uso obrigatório de máscaras de proteção para alunos e servidores, disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos, aferição de temperatura corporal, limpeza dos ambientes e distanciamento nas salas de aula, refeitórios e demais espaços. Mais de 20 mil estudantes estão matriculados na rede municipal.

“A expectativa para o retorno é a melhor possível. Minha filha já tinha estudado aqui por um período no ano passado e a estrutura é ótima. Esperamos que este ano não precise ter paralisação do ensino presencial, porque é muito importante para as crianças, ainda mais na idade da minha filha”, comentou Carla Bittencourt Felicio, mãe de uma aluna de três anos e meio.

“Sabemos que ainda passamos por um momento difícil, mas estamos seguindo à risca todos os protocolos. É muito importante que as crianças estejam na escola, para que tenham um aprendizado de qualidade. A educação não é apenas preparação para o futuro, mas o lugar que as crianças precisam estar agora para construir seu próprio tempo”, disse a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

“As famílias podem ter certeza de que estamos aplicando todas as medidas para que as crianças encontrem na escola um ambiente seguro e acolhedor. Que tudo corra bem durante o ano letivo de 2022”, completou o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.

Escolas de tempo integral

Nesta semana, profissionais que atuarão nas escolas de tempo integral estão passando por um período de formação especial para a volta às aulas. Em 2022, Cachoeiro contará com mais três unidades mais três unidades nesse sistema: “Nossa Senhora das Graças”, no bairro Agostinho Simonato; “Dona Maria Santana”, no bairro Basileia; e “Prof. Elísio Cortes Imperial”, no bairro Teixeira Leite. Serão atendidos, ao todo, cerca de 370 estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Assim, a rede municipal de ensino passará a contar com sete unidades de tempo integral. As outras quatro são “Julieta Deps Tallon”, do bairro Zumbi; “Prof. Athayr Cagnin”, do bairro Abelardo Machado; “Prof. Florisbelo Neves”, do bairro Novo Parque; e “Prof. José Paineiras Filho”, do bairro Costa e Silva.

Orientação sobre matrículas

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) orienta pais e responsáveis que solicitaram matrícula nova na rede municipal de ensino a conferirem no Portal do Aluno (prefeitura.cachoeiro.es.gov.br/educaci/portalaluno) se o status do pedido está como “atendido”. Caso não esteja, é necessário entrar em contato com a unidade de ensino para a qual foi solicitada a vaga ou com a Seme, pelo telefone 3155-5217.

No caso de rematrícula, os pais podem procurar a unidade de ensino das 7h às 18h para atualização dos documentos necessários: cópia do cartão de vacina atualizado, acompanhada de declaração expedida pela unidade de saúde e, em caso de alunos com deficiência, laudo médico atualizado.