Aulas presenciais

Ano letivo na rede municipal de ensino de Cachoeiro começa na segunda-feira (7)

Unidades continuarão seguindo protocolos de segurança contra a Covid-19
Foto: Márcia Leal/PMCI

As escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim iniciarão o ano letivo de 2022 na próxima segunda-feira (7) – com exceção das unidades de ensino de tempo integral, que voltarão às atividades no dia 9 de fevereiro.

As aulas serão presenciais e as escolas seguirão aplicando protocolos de segurança contra o coronavírus, como o uso obrigatório de máscaras de proteção para alunos e servidores, disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos, aferição de temperatura corporal, limpeza dos ambientes e distanciamento nas salas de aula, refeitórios e demais espaços.

Mais de 19 mil estudantes estão matriculados na rede municipal. “Nossas escolas manterão a organização e todos os cuidados sanitários necessários para garantir aos nossos alunos e profissionais ambientes seguros para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, recreativas e de socialização. Todas estão orientadas, também, a realizarem um trabalho de acolhimento dos estudantes, famílias e profissionais, com foco nos aspectos emocionais, tão importantes nesse momento de recomeço”, afirma a secretária de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens.

Ainda de acordo com a secretária, 2022 será um ano crucial para a retomada do ritmo das atividades escolares. “Vamos aplicar avaliações diagnósticas em todas as turmas do 1º ao 9º ano para saber que conteúdos precisam ser trabalhados de forma mais intensiva com os alunos e oferecer aulas de reforço”, antecipa.

Mais escolas de tempo integral

Neste ano, mais três escolas da rede municipal funcionarão no sistema de tempo integral. São elas a “Nossa Senhora das Graças”, no bairro Agostinho Simonato; “Dona Maria Santana”, no bairro Basileia; e “Prof. Elísio Cortes Imperial”, no bairro Teixeira Leite. Serão atendidos, ao todo, cerca de 370 estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Assim, a rede municipal de ensino passará a contar com sete unidades de tempo integral. As outras quatro são “Julieta Deps Tallon”, do bairro Zumbi; “Prof. Athayr Cagnin”, do bairro Abelardo Machado; “Prof. Florisbelo Neves”, do bairro Novo Parque; e “Prof. José Paineiras Filho”, do bairro Costa e Silva.

Melhorias nos prédios escolares

Em 2021, diversas escolas municipais passaram por reformas e obras de manutenção, e a melhorias estruturais nas unidades continuarão avançando neste ano. Elas já começaram na escola “Prof.ª Idalina Cunha Moraes” e serão iniciadas, em breve, na “Luiz Marques Pinto”, “Maria das Dores Pinheiro Amaral”, “Dona Maria Santana, “Prof. José Paineiras Filho”, “Anacleto Ramos” e “Rotary”.

Orientação sobre matrículas

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) orienta pais e responsáveis que solicitaram matrícula nova na rede municipal de ensino a conferirem no Portal do Aluno (prefeitura.cachoeiro.es.gov.br/educaci/portalaluno) se o status do pedido está como “atendido”. Caso não esteja, é necessário entrar em contato com a unidade de ensino para a qual foi solicitada a vaga ou com a Seme, pelo telefone 3155-5217.

No caso de rematrícula, os pais podem procurar a unidade de ensino das 7h às 18h para atualização dos documentos necessários: cópia do cartão de vacina atualizado, acompanhada de declaração expedida pela unidade de saúde e, em caso de alunos com deficiência, o responsável terá que apresentar, também, laudo médico atualizado.