Notícias

Modernização

Aparelho de raio-X digital será instalado no PPG nesta semana

Novo equipamento tem capacidade para emitir raios-X de alta performance em menor intervalo de tempo
Foto: Divulgação

Um novo aparelho de raio-X digital será instalado no Centro de Saúde “Paulo Pereira Gomes” nesta semana. Por conta dos procedimentos de instalação, o atendimento a alguns usuários da unidade de saúde, localizada no bairro Baiminas, em Cachoeiro, poderá ser redirecionado para outros locais, entre quarta-feira (5) e sexta-feira (7).

O novo aparelho tem capacidade de emitir raios-X de alta performance em curtos espaços de tempo. Ele apresenta mais praticidade e estabilidade no posicionamento do paciente na hora do exame e apresenta facilidades para os operadores, como detector sem fio para melhor adequação ao estilo de trabalho.

Além de ser usado para verificar possíveis fraturas nos ossos do corpo, o aparelho de raio-X também é utilizado para diagnóstico em exames diversos, como detecção de pedras nos rins.

A instalação do equipamento faz parte da informatização da área de Atenção Primária à Saúde (APS) em Cachoeiro. Esse processo envolve a implantação do Prontuário Eletrônico, colocação de internet de fibra ótica em todas Unidades Básicas de Saúde e compra de novos computadores para consultórios médicos, dentre outras ações.

O investimento no equipamento digital é de R$ 330 mil, sendo R$ 300 mil oriundos de emenda parlamentar federal.

“O equipamento de raio-X é melhor e mais moderno do que o aparelho analógico que temos, atualmente, no PPG e, certamente, proporcionará muitos benefícios aos pacientes de uma das mais importantes unidades de saúde de Cachoeiro”, comenta o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.