Praticidade

Aplicativo Passaporte Covid Cachoeiro já pode ser baixado

Lançamento aconteceu no auditório da escola municipal "Zilma Coelho Pinto", nesta quarta (26)
Foto: Divulgação/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim lançou, na manhã desta quarta-feira (26), o aplicativo Passaporte Covid Cachoeiro, criado para facilitar que o cidadão comprove a situação de seu esquema vacinal ao ter acesso a eventos, restaurantes e estabelecimentos que exijam a vacinação. A plataforma já está disponível para ser baixada, gratuitamente, nas lojas de aplicativos (Android e iOS).

Presentes no lançamento, realizado no auditório da escola municipal “Zilma Coelho Pinto”, bairro Ferroviários, o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, e o vice, Ruy Guedes, comentaram sobre a importância dos recursos tecnológicos no combate ao coronavírus.

“Ao longo da pandemia de Covid-19, a tecnologia se mostrou indispensável para lidarmos com as restrições impostas pela circulação do vírus. Com esse aplicativo, o cidadão poderá, de maneira simples e rápida, comprovar sua situação vacinal, nas ocasiões em que haja essa necessidade”, comentou o prefeito.

“Graças à tecnologia, a gestão municipal pôde acompanhar a evolução da pandemia e, com os canais de transparência, também contribuiu para manter a população bem informada sobre as ações realizadas. O lançamento do Passaporte Covid-19 é mais um passo que damos para o controle da circulação do vírus em nosso território”, ressaltou o vice-prefeito de Cachoeiro e secretário Municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Ruy Guedes, que também coordena o Serviço de Comando Operacional (SCO) de combate à pandemia no município.

“Estamos vivendo um momento de aumento de casos confirmados de Covid-19, e esse aplicativo será uma excelente ferramenta de apoio aos protocolos de combate à doença, facilitando para que o cidadão comprove seu esquema vacinal, permitindo maior segurança ao frequentar os estabelecimentos do município”, frisou o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

O aplicativo Passaporte Covid Cachoeiro foi desenvolvido pela Coordenadoria Executiva de Tecnologia da Informação, que é vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa).

Conheça o Passaporte Covid

Após a instalação da ferramenta, por meio da loja de aplicativos de seu celular, o usuário deverá inserir suas informações pessoais, em um processo de cadastro simples e intuitivo. Em seguida, é exibida a tela principal do aplicativo, que, dentre outras informações, mostrará se o usuário está com seu esquema vacinal atualizado, ou seja, com, pelo menos, a primeira e segunda dose do imunizante ou dose única.

Entre as opções principais disponíveis no menu principal, está a “Carteira de Vacinação”, que permite ao usuário fazer o envio de seu Certificado Digital de Vacinação – emitida pela plataforma virtual ConecteSUS do Ministério da Saúde (conectesus.saude.gov.br) e, também, pelo Vacina e Confia, do Governo do Estado (vacinaeconfia.es.gov.br). Esse processo é essencial para que o aplicativo possa confirmar a situação vacinal do cidadão.

“Nosso grande foco foi desenvolver um aplicativo de fácil utilização, com interface clara e simplificada, para que qualquer pessoa possa manuseá-lo corretamente. Dentro da ferramenta, disponibilizamos tutoriais para tornar a experiência de uso ainda mais satisfatória”, enfatizou Elcio Paes de Sá Neto, coordenador executivo de Tecnologia da Informação de Cachoeiro.

Caso ocorra algum problema com o sistema vacinal, ou as informações de vacinação do Certificado Nacional de Vacinas estejam divergentes, o cidadão deve entrar em contato com a Semus pelo telefone (28) 3155 5336, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h, ou via e-mail, pelo endereço: imunizacao.pmci@gmail.com.

Estabelecimentos conveniados

O aplicativo Passaporte Covid-19 possui um menu dedicado aos estabelecimentos conveniados à ferramenta. Nele, o usuário poderá consultar locais que darão desconto às pessoas vacinadas e, também, as casas de evento que estão cadastradas e seguindo, corretamente, as normas de segurança.

Além disso, também será possível consultar as informações sobre os eventos programados nesses estabelecimentos, como local, data, capacidade e protocolos a serem seguidos.

Para se tornar um estabelecimento conveniado, o responsável pelo empreendimento deve realizar o cadastro por meio do aplicativo, e detalhar informações como CNPJ, endereço comercial e número de alvará de funcionamento.

Baixe o app:

Android: https://bit.ly/35qmQMK

iOS: https://apple.co/3u2CS9B

Confira o vídeo institucional com todos os detalhes sobre o aplicativo