Mais prático

Aplicativo Passaporte Covid-19 será lançado nesta quarta-feira (22)

Nova ferramenta facilitará a apresentação de comprovante de vacinação
Foto: Márcia Leal/PMCI

A prefeitura de Cachoeiro realizará, na próxima quarta-feira (22), o lançamento do aplicativo Passaporte Covid-19, com o objetivo de facilitar a comprovação da situação do esquema vacinal do cidadão ao ter acesso a eventos, restaurantes e estabelecimentos que exijam a comprovação da imunização.

O aplicativo, desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia de Informação da Prefeitura (CTI) – que é vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa) -, estará disponível para as plataformas iOS e Android.

“O Passaporte Covid-19 facilitará a vida do cidadão, que terá um comprovante da situação de seu esquema vacinal na tela do celular. É mais um passo que damos em direção ao restabelecimento da realização de eventos na cidade, com segurança, preservando a saúde da população”, afirma o vice-prefeito e secretário municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Ruy Guedes, que coordena o Sistema de Comando Operacional (SCO) para combate à Covid-19.

Sobre o aplicativo

Para utilizar o Passaporte Covid-19, o cidadão deverá efetuar o download na loja de aplicativos de seu smartphone, e realizar o cadastro de seus dados pessoais.

Após o registro de suas informações, o usuário poderá fazer o envio de sua Carteira Digital de Vacinação – emitida pela plataforma virtual ConectSUS do Ministério da Saúde –, e de resultados de testes de Covid-19 recentemente realizados.

Para comprovar a situação de seu esquema vacinal, o usuário deverá abrir o aplicativo e mostrar, na entrada do evento, os dados informados na tela principal.

Os estabelecimentos também poderão se cadastrar no aplicativo que mostrará, ao usuário, uma lista de locais conveniados, que condicionam a entrada à comprovação da situação vacinal do cliente.

A utilização do aplicativo como forma de comprovação é facultativa, e o cidadão ainda terá a opção de mostrar a versão impressa de sua carteira de vacinação ou de testes de Covid-19, juntamente de um documento de identificação pessoal.