Transporte coletivo

Aplicativo Ponto Cachoeiro já está disponível para ser baixado

Ferramenta permitirá conferir horário de ônibus, localização de pontos e outras funcionalidades
Foto: Divulgação/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, lançou, na tarde desta quinta-feira (2), uma nova ferramenta para auxiliar os usuários do transporte coletivo da região. Trata-se do aplicativo “Ponto Cachoeiro”, disponível, gratuitamente, para os celulares com sistemas Android e IOS.

O lançamento aconteceu durante a Exposul Raiz-ES. Na ocasião, foram apresentadas as principais funcionalidades do aplicativo, como horários e localização de pontos de ônibus.

O aplicativo foi desenvolvido pela Coordenadoria Executiva de Tecnologia da Informação, que é vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa), em parceria com a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim (Agersa).

A versão para Android do “Ponto Cachoeiro” pode ser encontrada no seguinte endereço: https://bit.ly/3pgESag. Para os usuários de IOS, o aplicativo está disponível em: https://apple.co/2ZPCaQt.

Inicialmente, o número de downloads será restrito ao máximo de 1 mil, por um período de testes de 45 dias. Nesse período, serão analisadas as manifestações dos usuários para que sejam feitos os últimos ajustes.

“O objetivo desse aplicativo é levar facilidade aos cidadãos. Esse foi o cuidado que tivemos ao desenvolver o aplicativo: torná-lo simples, de fácil manuseio, para que qualquer pessoa possa acessar as informações de que necessita”, comentou Élcio de Sá, coordenador executivo de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Cachoeiro.

“Estamos muito satisfeitos com o trabalho realizado em conjunto com outras equipes da prefeitura. Esperamos que o Ponto Cachoeiro torne o transporte público da cidade ainda mais eficiente”, comentou Vanderley de Souza, diretor-presidente da Agersa.

“Temos concentrado nossos esforços em ações que melhorem os serviços prestados na cidade e o aplicativo Ponto Cachoeiro converge nesse mesmo sentido. Com ele, o usuário do transporte público poderá consultar diversas informações para auxiliá-lo em suas rotinas, ao ir e retornar de suas jornadas de trabalho ou estudos”, ressaltou o prefeito Victor Coelho.

Como o aplicativo Ponto Cachoeiro funciona?

Com a ferramenta, os passageiros poderão consultar diversas informações sobre o transporte público de Cachoeiro e seus distritos. O aplicativo será dividido em quatro telas principais, onde o usuário poderá, de forma intuitiva, acessar diversas informações.

Na tela “Horários”, é possível informar o bairro para qual o passageiro deseja ir e ter acesso a detalhes sobre horários e itinerários das linhas disponíveis naquela região.

A opção “Ônibus próximos” mostrará ao usuário as linhas de ônibus em rotas próximas à sua localização atual, assim, ele poderá acompanhar, em tempo real, o trajeto do veículo. Também será possível solicitar que o aplicativo localize o ponto de ônibus mais próximo do usuário, que mostrará um mapa com a rota mais adequada, para que ele chegue, rapidamente, até o local.

Os usuários do aplicativo também poderão realizar a recarga de seus cartões de passagem, por meio da opção “Recarga”, e, também, enviar reclamações e sugestões para a equipe desenvolvedora, ao acessar, no menu principal, a tela  “Ouvidoria”.

Confira o vídeo institucional com mais detalhes do aplicativo Ponto Cachoeiro: