Apoio para reservação de água já alcança 90 áreas de produção rural

Com barragens e caixas secas, produtores podem contar com água mesmo nos períodos de seca

Noventa propriedades rurais de Cachoeiro já foram atendidas pela prefeitura, desde o ano passado, com o serviço de construção de pequenas barragens e caixas secas para reservação de água. O objetivo da Secretaria Municipal de Agricultura e Interior é garantir apoio aos produtores rurais no enfrentamento aos efeitos dos períodos de escassez de chuva.

Um dos beneficiários do projeto é Leandro Andrade, que planta jiló e limão em Bebedouro, localidade do distrito de Córrego dos Monos. “Estou muito satisfeito com a construção da barragem. Tem me ajudado muito e já estou usando a água dela para irrigar a produção. Nos outros anos, perdi grande parte da lavoura por falta de água”, disse.

Nesta semana, o prefeito Victor Coelho visitou a propriedade de Leandro, para acompanhar os resultados do projeto. “A seca tem castigado nosso município há alguns anos e os mais atingidos são os produtores rurais, que não conseguem água para irrigação e consumo dos animais. Por isso, a Semai tem trabalhado para atender o maior número de propriedades com a criação de barragens e caixas secas. Nossa intenção é garantir a produção das propriedades mesmo nos períodos de seca”, destacou o prefeito.

Qualquer produtor rural pode solicitar esses serviços à Semai. A assistência técnica do início à conclusão da obra é gratuita e o solicitante ainda tem como benefício um desconto de 90% sobre o valor bruto da utilização do maquinário da prefeitura.

Outros benefícios

Outros efeitos positivos das barragens e caixas secas, além do armazenamento de água, são a alimentação do lençol freático no local e a contribuição para evitar erosões. Os produtores podem ter mais informações sobre o projeto pelo telefone 3155-5359.