Mais vagas

Área Verde do estacionamento rotativo completa um mês

Em fevereiro, 3.338 veículos estacionaram na região, que concentra clínicas e hospitais
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Área Verde do estacionamento rotativo de Cachoeiro de Itapemirim completou um mês de funcionamento nesta semana. Somente em fevereiro, 3.338 veículos estacionaram nas 994 novas vagas disponibilizadas em 31 vias públicas do entorno da região central da cidade.

Um dos principais objetivos da Área Verde é facilitar o acesso a serviços de saúde, uma vez que grande parte da região concentra estabelecimentos hospitalares e clínicas médicas.

Das 994 vagas, 855 são para automóveis e 139 para motocicletas. Além disso, 22 são vagas preferenciais para idosos e pessoas com deficiência.

O tempo máximo de permanência nas vagas da Área Verde é de 4 horas. Os valores estabelecidos são: R$ 2 (1 hora), R$ 3 (2 horas), R$ 4 (3 horas), R$ 5 (4 horas) e R$ 0,50 (moto, por hora). Quem estacionar por menos de 15 minutos não precisará pagar.

“Com o sistema rotativo, cada vaga se multiplica por duas ou mais vagas. A implantação da Área Verde, portanto, facilita muito o acesso a um serviço essencial para a população”, destaca o secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente, Alexandro da Vitória.

Vaga gratuita para moradores

Condutores que residem em imóveis sem garagem localizados na Área Verde podem solicitar o cartão residencial, que dá direito a uma vaga gratuita. A solicitação deve ser feita na Secretaria Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente (Semurb), localizada na rua Professor Quintiliano de Azevedo, 35/39 (Guandu Center, 7º andar), bairro Guandu – funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Os documentos exigidos são RG, CPF, comprovante de residência (no caso de residência alugada, o contrato de aluguel) e documentação do veículo.

Formas de pagamento

Uma das formas mais práticas de pagamento para estacionar no rotativo é utilizando o aplicativo de celular “Cachoeiro Digital”, que pode ser baixado gratuitamente. Outra opção é utilização de um dos 11 parquímetros disponíveis. Há, também, 20 pontos de venda credenciados, nos quais é possível pagar com dinheiro cartão de crédito ou débito e cartão pré-pago do sistema.

Pontos de venda do rotativo:

Área Azul

Drogaria Capixaba – Rua Eugênio Amorim, 23, Guandu
Drogavita – Avenida Beira Rio, 220, Guandu
Divan Móveis – Rua Brahim Antônio Seder, 78, Centro
Cachoeiro Eletro – Rua Bernardo Horta, 353, Guandu
Luzytur – Rua Costa Pereira, 64, Centro
Eletron Mix – Rua 25 de Março, 10, Centro
Keekapa – Praça Jerônimo Monteiro, 19, Centro
Banca do Mauro – Rua Capitão Deslandes, s/n, Centro
Banca Oásis – Praça Senador Luiz Tinoco, 1, Guandu
Banca Cultura – Rua Capitão Deslandes, s/n, Centro