Nova etapa

Área Verde do estacionamento rotativo entrará em operação na segunda-feira (1º)

Serão mais 997 vagas em 31 vias públicas do entorno da região central de Cachoeiro
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Área Verde do estacionamento rotativo de Cachoeiro de Itapemirim entrará em operação na próxima segunda-feira (1º). Com isso, mais 858 vagas para carros e 139 para motos, localizadas em 31 vias públicas do entorno da região central do município, serão adicionadas ao sistema.

Entre as vias públicas que fazem parte da Área Verde, estão as ruas 25 de Março, Estrela do Norte e Bernardo Horta e as avenidas Beira Rio, Francisco Lacerda de Aguiar e Jones dos Santos Neves.

O tempo máximo de permanência nas vagas da Área Verde será de 4 horas. Os valores estabelecidos são: R$ 2 (1 hora), R$ 3 (2 horas), R$ 4 (3 horas), R$ 5 (4 horas) e R$ 0,50 (moto, por hora).

Moradores de ruas da Área Verde poderão garantir vagas gratuitas para estacionar. Para isso, será necessário fazer a solicitação na Secretaria Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente (Semurb), localizada na rua Professor Quintiliano de Azevedo, 35/39 (Guandu Center, 7º andar), bairro Guandu – funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Já na Área Azul, que conta com 1.014 vagas (593 para carros e 421 para motos), o tempo de permanência (2 horas) e os preços continuam os mesmos, sendo: R$ 2,50 (1 hora), R$ 3,50 (2 horas) e R$ 0,50 (moto, por hora).

Para pagar pelo estacionamento, os condutores podem utilizar 11 parquímetros instalados nas ruas, o aplicativo de celular Cachoeiro Digital ou fazer o pagamento nas lojas credenciadas.

“O estacionamento rotativo é fundamental para a melhoria da mobilidade urbana de Cachoeiro, aumentando o número de vagas para estacionar e dando maior fluidez ao trânsito. O início do funcionamento foi em dezembro de 2019 e, gradualmente, avançamos nas etapas de implantação”, destaca o secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente, Alexandro da Vitoria.

Repasses para Saúde

Os recursos repassados pela empresa responsável pelo estacionamento rotativo de Cachoeiro para o Fundo Municipal de Saúde estão sendo destinados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), que está em fase de implantação no município.

Por contrato, a empresa que opera o serviço do estacionamento rotativo precisa repassar, mensalmente, 36,67% de seu faturamento total para o Fundo Municipal de Saúde. Desde o início do novo sistema, já foram transferidos R$ 269,45 mil.