Notícias

Prevenção

Áreas rurais de Cachoeiro recebem ação de vacinação contra a raiva animal

A vacina também está disponível na Unidade de Vigilância do Zoonoses (UVZ)

Equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Cachoeiro estão percorrendo áreas rurais do município para vacinar cães e gatos contra a raiva.

Neste mês, já foram visitadas as localidades de Poço D’antas, Timbó e Gruta. As comunidades de Tijuca, Urtiga, Lameirão, Lambari, Alto Gruta e Itabira serão as próximas receberem as equipes.

O gerente de Vigilância Ambiental do município, Fábio Gava, explica que a ação é realizada, primeiramente, nessas áreas por elas serem mais suscetíveis ao surgimento de casos de raiva animal.

“Nós pedimos a colaboração dos donos dos pets no interior, para que estejam ou deixem alguém responsável, em suas residências, no período da manhã, e apresentem o cartão de vacinação dos bichinhos. Lembrando que a vacinação é feita em cães e gatos a partir de três meses de idade”, ressalta.

Vacina disponível na UVZ
Para os moradores da área urbana que têm animal de estimação, a vacina está disponível na Unidade de Vigilância do Zoonoses (UVZ), no bairro Aeroporto. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. A dose é gratuita e, para a aplicação, é necessário que o responsável seja maior de idade e esteja com documento pessoal e com cartão de vacina do animal.

Dia D
Em agosto e setembro, haverá Dia D de vacinação nos bairros de Cachoeiro. Serão instalados cerca de 30 pontos de imunização em locais estratégicos, como quadras e escolas, para facilitar o acesso ao imunizante.

“É muito importante que os donos procurem a vacinação para seus pets. É a melhor forma de prevenção contra essa doença seríssima, que pode ser transmitida para os humanos e é muito letal”, frisa o secretário de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.

Vacine seu pet!
Local: Unidade de Vigilância em Zoonoses
Endereço: Rodovia Cachoeiro – Muqui (Km 1), 1 – bairro Aeroporto.
Não se esqueça de levar: documento de identidade com foto do adulto responsável e Cartão de Vacina do pet.