Arraiá da Guarda Mirim vai agitar distrito de Itaoca

Projeto oferece aulas gratuitas de teatro, dança, futsal e coral a crianças do distrito

A próxima quinta-feira (8) promete ser animada no distrito de Itaoca, em Cachoeiro. Isso porque a Guarda Mirim, da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset), promoverá um arraiá aberto à participação da população local, com variada programação envolvendo crianças e adolescentes atendidos pelo projeto.

O evento será realizado no ginásio poliesportivo Darcílio Cossi, em parceria com a associação de moradores do distrito. As atividades começarão às 17h30, com um torneio de futsal, em que participarão oito equipes.

Logo após, haverá a abertura oficial do evento, e às 19h, o público poderá apreciar apresentações artísticas com alunos da Guarda Mirim, que participam de aulas gratuitas de teatro, dança, futsal e coral no distrito e na sede do município.

Barracas com comidas típicas, pula-pula, escorregador, piscina de bolinhas, algodão-doce bazar, “Desfile Simpatia – com a participação de mães e filhos –, sorteio de brindes e show sertanejo com o cantor Marcus Brenier e banda, às 20h30, também estão na programação.

O principal objetivo do evento é apresentar e comemorar, junto à comunidade de Itaoca, os primeiros resultados das oficinas oferecidas pela Guarda Mirim, que atua no distrito desde maio deste ano, atendendo, atualmente, 320 crianças e adolescentes.

“O projeto foi muito bem acolhido pela população de Itaoca. Tanto que, hoje, mais da metade dos nossos alunos são do distrito. Temos grande estima pela Guarda Mirim, por ser uma iniciativa de prevenção primária com potencial para, efetivamente, ajudar na formação de crianças e adolescentes, tornando-os cidadãos conscientes de seus deveres. Por isso, desde 2017, temos buscado ampliar as ações do projeto”, destaca o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes Barbosa Filho.

Guarda Mirim

A Guarda Mirim tem cinco anos de atividade em Cachoeiro e promove ações com foco na cidadania e na prevenção à violência. O projeto oferta aulas teóricas e práticas sobre temáticas como educação no trânsito, prevenção contra vícios, ética, solidariedade, meio ambiente, cultura, primeiros socorros e esporte.

Os guardas mirins participam, ainda, de atividades extraclasse (culturais e esportivas) e de eventos promovidos pela Guarda Civil Municipal e pela prefeitura de Cachoeiro. Até 2018, mais de 3 mil participantes já haviam sido atendidos pelo projeto.