Artesãos aprendem sobre gestão de negócios em oficinas gratuitas

Profissionais estão tendo a oportunidade de aprimorar suas atividades

Artesãos de Cachoeiro iniciaram, nesta quarta-feira (22), o ciclo de oficinas de “Artesanato Competitivo”, organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

São, ao todo, seis oficinas gratuitas, com vagas já preenchidas, que serão realizadas até 26 de junho, no Museu de Ciência e Tecnologia, sede da Semdec.

Nos encontros, serão discutidos temas como gestão de negócios, comercialização, design, criatividade, embalagem, identidade e formação de preço. A carga horária de cada oficina é de oito horas. Ao final, os artesãos que participarem de todas receberão certificado do Sebrae.

Segundo o instrutor das oficinas, Marlus Pires, do Sebrae, o objetivo é o de oferecer, aos artesãos, ferramentas e conhecimento para gestão do próprio negócio. “Vamos trabalhar questões muito importantes, como a precificação dos produtos que, muitas vezes, é feita de forma incorreta pelos profissionais”, destaca.

Ainda de acordo com o instrutor, os artesãos terão, em cada oficina, uma consultoria individualizada para sugestão de melhorias nas peças produzidas e participarão de uma feira simulada, para aplicação de todo o conteúdo trabalhado em cada etapa.

“Para nós, que somos microempreendedores, é muito importante esse apoio que a prefeitura tem oferecido aos artesãos do município. Precisamos nos profissionalizar, saber administrar, estarmos preparados para a concorrência no mercado. É uma via de mão dupla: o artesanato faz parte do turismo local, ajuda a divulgar a cidade e a prefeitura nos ajuda a crescermos juntos”, disse a artesã Andressa Luciano, que produz peças em biscuit.

“O mercado artesanal exige, cada vez mais, dos profissionais. Os artesãos precisam estar preparados com novas técnicas e conhecimentos, para a comercialização de seus produtos. Saber vender também é um diferencial e, com as oficinas, com certeza, agregaremos novos valores aos artesãos de Cachoeiro”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro, Francisco Montovanelli.

O ciclo de oficinas faz parte de um programa de apoio ao artesanato do município, com o qual a Semdec oferece, a profissionais dessa área, oportunidades de capacitação e de participação em eventos e feiras, como a realizada neste mês, às vésperas do Dia das Mães, na Praça Jerônimo Monteiro.

Próximas oficinas de Artesanato Competitivo

Local: auditório da Semdec (Museu de Ciência e Tecnologia – bairro Independência)

Oficina 2 – Design e Identidade – Dia: 29/05
Oficina 3 – Design e Processos – Dia: 05/06