Artesãos conhecem próximas ações de apoio ao artesanato municipal

Encontro ocorreu na sede da Semdec, no Museu de Ciência e Tecnologia

Na tarde desta terça-feira (19), artesãos de Cachoeiro participaram de programação organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) em comemoração ao Dia Nacional do Artesão. Na ocasião, foi apresentado o planejamento com as próximas ações voltadas ao fortalecimento do artesanato no município.

O evento, que ocorreu na sede da Semdec, no Museu de Ciência e Tecnologia, bairro Coronel Borges, teve uma palestra motivacional, com o subsecretário de Micro e Pequenas Empresas, Milas Alves, coffee-break, bate-papo e workshop de automaquiagem com Rosane Nascimento, profissional da área de beleza, que discutiu sobre a valorização da mulher no dia a dia.

Aos profissionais, foi informado que o artesanato terá um espaço na ExpoSul Rural, feira do setor agro que acontecerá de 10 e 14 de abril, no Parque de Exposições do município. A Semdec promoverá cursos na área, bate-papo com as mulheres do campo, exposição e venda dos produtos.

Já em maio, entre os dias 8 e 11, será realizada a Feira do Artesão, na praça Jerônimo Monteiro, Centro. Música, gastronomia e 25 estandes com 50 artesãos vão integrar evento, oportunizando a comercializando de diferentes tipos de trabalhos manuais às véperas do Dia das Mães.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli, a prefeitura tem desenvolvido uma série de atividades para promover o artesanato local e contribuir com a profissionalização dos artesãos. “Quando expomos o universo do artesanato da cidade, mostramos e valorizamos, também, a cultura local e os artistas. Fortalecemos o trabalho deles, estimulamos a economia e ampliamos divulgação e a promoção do turismo em Cachoeiro”, ressalta.

“O planejamento é que a Feira se transforme em evento oficial da cidade, sendo realizada na mesma época, anualmente”, completa Francisco.

“O trabalho desenvolvido com os artesãos, a partir de  cursos, oficinas e eventos, tem ajudado a consolidar e profissionalizar cada vez mais o nosso trabalho, além de divulgar e mostrar que em Cachoeiro existe um artesanato de qualidade”, disse Patrícia Rosa, que possui um ateliê especializado em artes sacras no município.

Fortalecimento do artesanato

Desde 2017,  a prefeitura de Cachoeiro tem desenvolvido uma série de ações com foco na profissionalização dos artesãos e fortalecimento do artesanato local. Entre as iniciativas já realizadas estão a Semana do Artesão, a oferta de capacitações, cadastramento de profissionais da área e a viabilização de participação em eventos da municipalidade, a exemplo da Bienal Rubem Braga 2018 e da Feira de Economia Solidária, em 2017.