Apoio ao artesanato

Artesãos de Cachoeiro ganham feira quinzenal no Centro

Diversos produtos feitos à mão poderão ser encontrados na feira
Foto: Márcia Leal/PMCI

Em mais uma ação voltada à valorização e ao fortalecimento do setor artesanal de Cachoeiro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) realizará, em parceria com artesãos do município, a Feira Quinzenal do Artesanato, que estreia, nesta quarta-feira (3), na Praça Jerônimo Monteiro, no Centro.

Nesta primeira edição, serão quatro dias para o público conferir e comprar os trabalhos manuais. De quarta a sexta-feira (5), a Feira funcionará das 9h às 18. Já no sábado (6), o horário será das 9h às 12h.

Nos estandes, os visitantes poderão encontrar diversos produtos, como artesanato em crochê, porta-jóias, bijuterias, peças feitas com miçangas, biscuit, arte sacra, tricô, pintura em tecido, entre outros.

Devido à pandemia, o número de profissionais expositores estará limitado a 14. Além disso, todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 serão respeitadas, como distanciamento, higienização das mãos e uso de máscara, tanto para os comerciantes, quanto para os clientes.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli, a diversidade cultural e natural é retratada de várias formas através do artesanato, ressaltando a identidade do povo e colaborando com a divulgação da história e cultura.

“Além desses aspectos, o artesanato também é de suma importância para o município, como gerador de renda para os profissionais e como vetor de desenvolvimento social e econômico, o que nos motiva a dar total apoio e valorização aos artesãos”, frisa o secretário, acrescentando que a Semdec também oferece aos trabalhadores manuais oportunidades de capacitação e de participação em eventos do setor, além de facilitar o acesso à Carteira Nacional do Artesão.

A próxima edição da Feira será realizada de 17 a 20 deste mês de março.