Balanço

Artistas fizeram projetos em 2021 com auxílio repassado pela Prefeitura de Cachoeiro

O ano passado representou a retomada do setor cultural após os períodos mais severos da pandemia
Foto: Divulgação/PMCI

Em 2021, 210 projetos culturais de Cachoeiro foram desenvolvidos com recursos emergenciais da Lei Aldir Blanc, repassados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult). O repasse totalizou R$ 1.276.080,14, valor divido entre subsídio a espaços de cultura e edital para atividades virtuais.

O auxílio emergencial teve importância fundamental no socorro a artistas e grupos durante os períodos mais críticos da pandemia. O setor cultural foi um dos mais afetados pelas medidas restritivas de prevenção contra a Covid-19.

Também em 2021, a Semcult lançou um novo edital da Lei Rubem Braga. Serão contemplados 60 projetos de 12 áreas diferentes, com até R$ 10 mil. Dos inscritos, 139 propostas foram habilitadas para avaliação. O investimento total no edital é de R$ 650 mil e os projetos escolhidos serão divulgados no início deste ano.

Na cultura popular, mais personalidades receberam o título de Patrimônio Vivo do Município de Cachoeiro de Itapemirim, pela Lei Mestre João Inácio: Patrícia Aparecida da Conceição Ladislau (Contramestra “Ligeira”), Diogo Sant’anna Fardin (Mestre Bulldog) e Rodimar Monteiro Vieira (Mãe Rodilene de Oyá). A lei visa reconhecer pessoas com atuação destacada nessa área, dando-lhes a oportunidade de receberem, também, benefício em dinheiro.

“Os artistas e grupos são os responsáveis pela cultura de Cachoeiro se manter viva. Apesar de todos os imensos desafios enfrentados nos últimos dois anos, fizemos todo o possível para oferecer-lhes o apoio necessário”, afirma a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

Patrimônio, turismo e entretenimento

No ano em que se completou 110 anos de seu nascimento, Newton Braga foi homenageado com a volta de seu busto para a parte central da praça Jerônimo Monteiro – a inauguração contou com a presença de familiares. Um concurso nacional de poesias, com mais de 80 inscrições, e a realização de uma exposição na Casa dos Braga também marcaram as celebrações.

Outras ações direcionadas ao patrimônio cultural e histórico de Cachoeiro incluíram: a assinatura do convênio com o governo estadual para a restauração do Palácio Bernardino Monteiro; lançamento de edital para elaboração de projeto de reforma do Teatro Municipal Rubem Braga; início das ações de requalificação da Casa de Cultura Roberto Carlos.

Roberto Carlos também foi celebrado em outras ações, como o concurso “Minha História com o Rei” e o “Show Cachoeiro Canta Roberto”. Essa última ação fez parte do projeto “Revelar Cachoeiro de Itapemirim”, que teve apoio da Prefeitura de Cachoeiro.

Em novembro, foi realizado o “Seminário Turístico Revelar Cachoeiro”, evento voltado para o debate e apresentação de estratégias para potencializar o turismo no município, que é reconhecido por ser berço de grandes artistas. A “Caminhada de Miguel a Miguel”, realizada em setembro, no distrito de Itaoca, foi outra importante ação de turismo e educação patrimonial.

Além disso, a decoração de Natal em Cachoeiro e a programação natalina encantaram a população. Na Praça de Fátima, a decoração seguirá até a próxima terça-feira (25).

“O ano de 2021 foi de retomada gradual para o setor cultural e o poder público municipal desenvolveu ações importantes nessa área, dentro das possibilidades da pandemia. Cachoeiro é reconhecido por seus grandes talentos e a sua cultura rica, que precisa ser, cada vez mais, incentivada e valorizada”, comenta o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.