Abordagens lúdicas

Artistas vão às ruas ajudar na conscientização contra a covid-19

Objetivo é agregar novas formas de abordar o tema, para convencimento da população
Foto: Divulgação/PMCI

Artistas cachoeirenses, credenciados por meio do edital de chamamento público 03/2019, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), atuarão, com ações lúdicas, no trabalho de conscientização e prevenção à covid-19, que em Cachoeiro tem sido coordenado pelo Sistema de Comando Operacional (SCO), montado pela Prefeitura.

De acordo com a Semcult, as atividades começarão na segunda-feira (1º). O objetivo é levar mais ludicidade e leveza para as ações preventivas relacionadas à pandemia, criando novas abordagens, para o convencimento da população que, em parte, tem se mostrado resistente ao cumprimento das medidas sanitárias estabelecidas. Assim, a modalidade “contação de história”, credenciada no edital, será, totalmente, adaptada ao contexto e ao conteúdo referente à crise mundial de saúde.

Nesta primeira abordagem, quatro artistas selecionados via edital atuarão nas ruas de maneira performática, com os devidos cuidados sanitários, para reforçar a importância de se respeitar o distanciamento social e outras medidas adotadas no município. Além dos quatro contadores de história selecionados, Paulo César de Oliveira, servidor da Semcult, também participará das ações, encarnando o palhaço Beleza, personagem que representa há anos.

As ações acontecerão em pontos estratégicos da cidade, onde, em geral, tem ocorrido ajuntamento de pessoas, como pontos de ônibus, filas em frente a agências bancárias e nas ruas Capitão Deslandes e Professor Quintiliano, ambas no Centro.

“Esta ação é relevante, porque será uma ratificação dos trabalhos que fortalecem o entendimento sobre essa doença – como preveni-la e combatê-la –, mas de uma maneira mais leve. Mesmo porque estamos percebendo o peso psicológico que a pandemia tem causado nas pessoas, então, abordar esse assunto pela linguagem artística é um bom caminho. Além disso, a atividade será uma fonte de renda para os profissionais envolvidos, o que os ajudará nesse momento de crise”, salienta a secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins.