Educação ambiental

Árvores da Praça de Fátima ganham placas de identificação com QR Code

População pode utilizar a câmera do celular para aprender mais sobre as espécies
Foto: Márcia Leal/PMCI

Para celebrar o Dia da Árvore, que é comemorado nesta quarta-feira (21), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Cachoeiro realizou a instalação de placas informativas com QR Code próximas às árvores da Praça de Fátima, na avenida Beira Rio.

Ao ler o código, com a câmera de seu smartphone, o cidadão é direcionado para uma página com diversas informações e pode aprender sobre as características biológicas das espécies do local, como a Palmeira-Rabo-de-Peixe (Caryota urens L.) e o Jucá (Libidibia ferrea) .

O objetivo, de acordo com a Semma, é utilizar a tecnologia como ferramenta de conscientização sobre a importância da preservação da natureza. As placas ficarão, permanentemente, no local.

“Queremos demonstrar, ao cidadão, que cada espécie de árvore é única e faz parte de um complexo sistema, que é o meio ambiente em que vivemos. Com isso, fomentamos o surgimento de pequenos hábitos que fazem a diferença no processo de preservação ambiental”, destaca Luana Fonseca, secretária municipal de Meio Ambiente de Cachoeiro.

Para realizar a leitura do QR Code, a população pode contar com um ponto de wi-fi gratuito do projeto “Conecta Cachoeiro”, da Prefeitura, disponível na Praça de Fátima e em outros 33 locais da cidade.

Visitas para estudantes

Como parte das comemorações do Dia da Árvore, a Semma está realizando visitas guiadas na Praça de Fátima com alunos de escolas das redes municipal, estadual e particular de Cachoeiro.

Os estudantes estão participando de atividades lúdicas, como a Eco Trilha, jogo interativo em que se aprende brincando sobre a importância da preservação ambiental.

No Circo da Cultura, foi montado um espaço com exposição de sementes, onde os jovens aprendem sobre a identificação de plantas. Ao final, é realizada uma palestra com o tema “Conhecendo e preservando a natureza nos espaços públicos”.

As visitas, que acontecem até amanhã, quarta-feira (21), são guiadas por uma equipe multidisciplinar composta por biólogos, engenheiros florestais, técnicos, entre outros, que abordam a importância da preservação do meio ambiente.

Alunos aprendem sobre a importância da preservação do meio ambiente