Bate-papo on-line

Às vésperas do Dia de Cachoeiro, lives resgatam cultura e história da cidade

Serão quatro bate-papos com personalidades cachoeirenses, em comemoração à Festa de Cachoeiro
Foto: Biblioteca IBGE

Em comemoração ao Dia de Cachoeiro, 29 de junho, o Instituto Histórico e Geográfico do município realiza lives com personalidades cachoeirenses convidadas para bate-papos sobre temas ligados à cultura e à história locais. Serão quatro encontros virtuais, nos dias 24, 26, 27 e 29, sempre às 20h. A inciativa tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A live do dia 24 terá como tema“Cachoeiro e sua beleza geográfica”; a do dia 26 será “Festejando a história dos primeiros artistas cachoeirenses”; no dia 27, “110 anos da Ponte de Ferro” e, por último, a “A fé ‘da freguesia de São Pedro das Caxoeiras do Itapemirim’”. Com esses, serão cinco encontros, sendo que o primeiro aconteceu dia 1° de junho e teve como assunto “Encontrando o ‘Lirismo Perdido’ de Newton Braga”.

Para assistir e participar, basta acessar o perfil do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim no Instagram (@ihgcachoeiro), por onde estão sendo transmitidos os bate-papos.
se
O subsecretário de Cultura, Lucimar Costa, conta que a atividade propõe reviver uma das principais características da festa da cidade, que é a de encontrar pessoas, amigos, proporcionar momentos para conversar e relembrar as histórias e tradições – algo que estaria sendo feito durante as comemorações, não fosse necessário o cancelamento delas, devido à pandemia do coronavírus.

“Queremos proporcionar esses encontros, permitir que as pessoas conversem por meio das lives. Para todos esses momentos, convidamos um Cachoeirense Ausente ou um Cachoeirense Presente e pessoas ligadas às temáticas para não deixarmos de comemorar a Festa de Cachoeiro, tão importante para nós. A primeira experiência que tivemos, dentro desse propósito, no início do mês, foi muito legal e houve uma interação muito grande. Até pessoas de outras cidades participaram. Foi muito bom”, avalia.

Convidados

Para a próxima live, que acontecerá nesta quarta-feira (24), as presenças estão confirmadas. A conversa sobre as belezas geográficas do município vai contar com a Cachoeirense Ausente Número 1 de 2019, Neuza Maria Brunoro, com a artista Ana Gabriela e com a vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico, Marcia Tuchi, e outros membros da organização.

Na sexta (26), a conversa sobre os artistas do município contará com a participação da escritora e membro da Academia Cachoeirense de Letras, Paula Garruth, do ator Tonny Campbell, do Cachoeirense Ausente Número 1 de 2017 e ator, Acácio Frauches, e do presidente do Instituto Histórico e Geográfico e ator, Lucimar Costa.
Do bate-papo de sábado (27), sobre a centenária Ponte de Ferro, participam representantes da ONG Amigos do Trem e o coordenador do Museu Ferroviário Domingos Lage, Euzequias Junior. Para a live de segunda-feira (29), Dia de Cachoeiro, já estão confirmadas a jornalista e Cachoeirense Presente de 2018, Regina Monteiro, a representante da Academia Cachoeirense de Letras, Valquíria Volpato, com apresentação musical de Adriana e Creiverson Pinheiro.