Segurança alimentar

Assinado termo de adesão ao projeto Compra Direta de Alimentos

Assinatura do termo de adesão foi realizada nesta sexta (31)
Foto: Márcia Leal/PMCI

Nesta sexta-feira (31), foi assinado, em Cachoeiro, novo termo de adesão do município ao projeto Compra Direta de Alimentos (CDA), que beneficia pequenos agricultores, entidades socioassistenciais e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Por meio de proposta elaborada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), Cachoeiro foi habilitado no mais recente edital de seleção do projeto, que é uma iniciativa do governo estadual. Com isso, receberá R$ 162.500,00 para investir na aquisição de alimentos de até 25 agricultores familiares.

Os itens adquiridos serão doados a 23 entidades e, aproximadamente, 600 famílias serão referenciadas pelos Centros de Assistência Social (Cras e Creas) do município.

O próximo passo é a publicação do edital, pela Prefeitura, para que pequenos agricultores se cadastrem e se tornem fornecedores do projeto.

Os alimentos adquiridos serão direcionados para o Banco de Alimentos, que é responsável pela distribuição aos públicos em situação de insegurança alimentar e nutricional.

A assinatura do termo, nesta sexta, contou com a presença da Secretária de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Cintya Figueira Grillo.

“O CDA foi idealizado pelo propósito do direito humano à alimentação de qualidade e da superação da condição de pobreza. É um projeto que gera renda para a economia municipal, fortalece a agricultura familiar e, ao mesmo tempo, dá condição para as famílias mais vulneráveis acessarem uma alimentação de qualidade”, disse.

Gilson Gomes, diretor do projeto Casa Verde, uma das instituições que serão beneficiadas, ressaltou a importância da iniciativa.

“Esse projeto é muito relevante porque vai ajudar diversas instituições, que, como a nossa, vêm sofrendo efeitos da pandemia. Estamos ajudando mais famílias em dificuldade e o CDA vai fortalecer e colaborar, ainda mais, com nosso trabalho”, explica.

A solenidade também contou com representantes dos produtores rurais. “Esse projeto traz um importante estímulo para o pequeno agricultor produzir e agregar renda, além de ajudar as pessoas que mais necessitam”, salientou o vice-presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar de Cachoeiro, Gilmar Araújo.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra, destacou a importância das ações de combate à insegurança alimentar na atual conjuntura. “Nós já trabalhamos com o CDA nas nossas ações de segurança alimentar e a renovação dessa parceria se faz ainda mais importante e oportuna pelo momento que estamos vivendo, com mais pessoas precisando da nossa assistência”, disse.

O prefeito Victor Coelho agradeceu pela continuidade da parceria e ressaltou a importância do fortalecimento das políticas públicas de segurança alimentar. “É muito importante ter na gestão pública iniciativas como o CDA, com o qual conseguimos ajudar, ao mesmo tempo, pessoas em situação de vulnerabilidade social, famílias do campo e entidades socioassistenciais”, afirmou.