Assistência para população em situação de rua foi tema de seminário

Objetivo foi oportunizar a discussão sobre a política nacional para esse público e seus desafios

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Jardim Itapemirim, em Cachoeiro, recebeu nesta quinta-feira (29) o “Seminário Municipal das Interfaces do Trabalho em Rede para Execução da Política para a Pessoa em Situação de Rua”.

Promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), o evento teve como objetivo oportunizar a discussão, com gestores, trabalhadores da assistência social e sociedade civil, sobre a política nacional para a população em situação de rua e seus desafios. A programação contou com apresentação cultural, palestra, painéis e debates sobre a temática.

“Resumidamente, no que se refere à garantia de políticas para a população em situação de rua, só podemos avançar por meio de trabalhos intersetoriais. Por isso, contamos com a colaboração das parcerias. No mais, é importante que todos compreendam que cada pessoa em situação de rua precisa ser acolhida tendo respeitadas sua individualidade e sua história de vida. É o nosso papel”, sintetizou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

Ainda em sua fala, Márcia aproveitou para destacar, dentre outros dados, que a Semdes realizou, de janeiro a julho deste ano, 574 atendimentos a pessoas em situação de rua e 190 encaminhamentos a serviços socioassistenciais e intersetoriais. Também informou que, atualmente, 60 indivíduos nessa condição passam por acompanhamento do município.

O promotor de Justiça Cleto Vieira Pedrollo, que esteve entre as autoridades convidadas para o seminário, salientou a função do Ministério Público nesse sentido. “Estamos de portas abertas para dialogar e conhecer a realidade da população em situação de rua, para podermos contribuir no desenvolvimento de projetos e ações voltadas para essas pessoas”, afirmou.

Coordenadora de Políticas de Pessoas em Situação de Rua da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), a assistente social Neirielli Marques da Silva reforçou, em palestra magna, temática sobre a contextualização da política para a pessoa em situação de rua e seus desafios.

“Conforme já foi abordado aqui, todos os cidadãos são beneficiados, por exemplo, quando o poder público propõe parcerias a entidades que, no dia a dia, já atendem pessoas em situação de rua. Assim, o alcance é maior, favorecendo, dentre outros pontos positivos, o aumento de encaminhamentos para serviços socioassistenciais”, ressaltou Nerielli.

Também convidada para o evento, a representante do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Rosângela Cândido Nascimento Roseno, parabenizou Cachoeiro pela iniciativa.

“Nós, pessoas em situação de rua, não queremos ser reinseridos, porque nós já estamos inseridos. Queremos direitos como todos. Precisamos quebrar o paradigma de que toda a população de rua comete delito e usa drogas. É importante que nós, população de rua, participemos da construção de políticas públicas para nós”, defendeu.