Educação pela internet

Atividades on-line já estão disponíveis para alunos da rede municipal de educação

Estudantes já executam as atividades por meio do Portal do Aluno
Foto: Divulgação/PMCI

Os estudantes das turmas da pré-escola e do ensino fundamental, da rede municipal de ensino de Cachoeiro de Itapemirim, já podem acessar os materiais didáticos e pedagógicos on-line, disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação (Seme).

As atividades estão no Portal do Aluno, ferramenta virtual do sistema de gestão escolar Educ@ci, na opção “Sala Virtual”. Divididos de acordo com o ano escolar respectivo, os exercícios têm por objetivo possibilitar a continuidade do ensino para os alunos, mesmo no período de isolamento social – medida adotada para evitar a proliferação do novo coronavírus (Covid-19).

Todas as atividades são extracurricalares, ou seja, não fazem parte das atividades obrigatórias anuais das escolas. Além disso, quem não possui acesso à internet pode contatar os gestores das unidades escolares em que seus filhos estão matriculados para requerer as atividades em formato impresso.

A iniciativa tem sido bem recebida pelos alunos e pelos pais. “Com essas atividades, as crianças não perderão o ritmo de estudo. Além disso, podemos passar mais tempo com nossos filhos e ajudá-los”, conta Gleice de Souza Pinto Santos, mãe do pequeno Yuri, aluno da escola “São Francisco de Assis”. Por meio da atividade proposta, Yuri elaborou um miniteatro para os familiares, expondo o que foi aprendido.

Juliana Silva Temporim Camelo, mãe de Laura, estudante da escola “Reverendo Jader Gomes Coelho”, no bairro IBC, reforça que “esses exercícios, além de darem continuidade ao ensino da minha filha, também têm servido para me mostrar o grau de concentração e o quanto ela tem aprendido e crescido. Tem sido uma experiência muito rica, apesar do momento em que vivemos”.

Auxílio

Para ajudar os pais e responsáveis que apresentarem alguma dificuldade na obtenção do conteúdo pedagógico, a Seme disponibilizou um manual de orientação de acesso ao portal. Além disso, também foi criado um formulário na internet para quem quiser tirar dúvidas sobre como usar o Portal do Aluno – veja aqui.

“A nossa intenção foi a de elaborar materiais que acrescentassem conhecimentos aos alunos e que, no processo, a família também pudesse se incluída. Estamos felizes com o resultado; estamos recebendo um feedback bastante promissor”, salienta a gestora da unidade escolar “São Francisco de Assis”, Andreia Marin.

“As atividades são claras e, com certeza, complementarão o cognitivo dos estudantes nesse período de isolamento. Esperamos que, quando a situação se ajustar, esses exercícios tenham servido de fomento para o crescimento da nossa educação”, completa a gestora da escola “Reverendo Jader Gomes Coelho”, Carla Júlia de Moraes Costa.

Novos planos

De acordo com a secretária municipal de Educação, Cristina Lens, a ideia é a de adicionar funcionalidades ao Portal do Aluno, posteriormente, permitindo a realização de aulas interativas com alunos e professores.

“Por enquanto, estamos trabalhando para que nossos alunos tenham a melhor assistência possível, neste período. Para isso, as atividades e o material pedagógico têm sido pensados com muito critério e responsabilidade”, complementa.