Atrações da Festa de Cachoeiro seguem neste fim de semana

Diogo Nogueira (foto) vai se apresentar no Parque de Exposições, no sábado

A programação da Festa de Cachoeiro 2019 movimentará a cidade neste fim de semana. No sábado (29), Dia de São Pedro (padroeiro do município), as atividades começam logo cedo, com a alvorada da Banda 26 de Julho, que sairá de sua sede, no bairro Basileia, às 5h.

Depois, tem o tradicional Desfile Cívico Escolar da Festa de Cachoeiro, na Linha Vermelha (em frente ao Museu Ferroviário Domingos Lage), que terá início às 8h30.

As escolas municipais participantes vão apresentar o tema “Um dia no país das maravilhas”, inspirado no clássico da literatura mundial “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”. Desfilarão alunos – do maternal I ao 9º ano do ensino fundamental – da “Sirda Rocha dos Santos”, “Áurea Bispo Depes”, “Anísio Vieira Ramos”, “Galdino Theodoro da Silva”; “Anacleto Ramos”; “José Taveira dos Santos” e “Albertina Macedo”. Cada uma vai apresentar um subtema presente na obra.

Além dessas unidades de ensino, desfilarão instituições como Tiro de Guerra, Apae, Guarda Civil Municipal, bandas 26 de Julho e Lyra de Ouro, Bombeiros, Defesa Civil, Liceu Muniz Freire e Polícia Ambiental e grupos da sociedade civil. Uma grande arquibancada foi montada no local para que o público possa acompanhar o evento de forma mais confortável.

Por causa do evento, o trânsito no Centro da cidade será alterado entre 6h e 13h. O tráfego de veículos estará proibido na rua Coronel Francisco Braga, com bloqueio próximo ao Posto Nogueira. Também serão bloqueados os acessos à Linha Vermelha pela rua Reinaldo Machado (bairro Recanto, rua do Sindicado dos Ferroviários).

Outra interdição ocorrerá no acesso à praça Pedro Cuevas Júnior (Praça do Roberto Carlos) pela rua Coronel Marins (bairro Recanto). Neste caso, o tráfego será desviado no sentido Basileia para as ruas Luiz Sacramento, Antônio G. Soares, Álvaro Ramos e Reinaldo Machado, e a avenida Beira Rio poderá ser acessada pela rua Basílio Pimenta – que terá proibição para estacionamento nos dois sentidos da via.

No caso do transporte coletivo, o itinerário dos ônibus será desviado para a rua Basílio Pimenta com destino à avenida Aristides Campos. A partir desse ponto, os coletivos que precisarem passar pelo Centro o farão pela avenida Francisco Lacerda de Aguiar e pelas ruas Antônio Penedo, Rui Barbosa, Costa Pereira e Dona Joana.

Ao meio-dia, haverá o Almoço Solidário em favor do Carmelo São José, na La Fest (Ita Campestre).

À tarde, tem procissão saindo da Catedral de São Pedro, às 16h, em direção ao Pavilhão da Ilha da Luz. Não haverá alterações no trânsito, e todo o trajeto terá acompanhamento de viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM). Depois, haverá Celebração Eucarística, às 17h, e show com a Banda Vida Reluz, às 19h.

No Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, no bairro Aeroporto, terá rodeio, às 20h, apresentação musical com SambADM, às 22h, e o show nacional do sambista Diogo Nogueira, às 23h30. A entrada é 1 kg de alimento não-perecível, que será encaminhado ao Banco de Alimentos do município, para distribuição a entidades socioassistenciais. Às 23h, o Caçadores Carnavalesco Clube promove mais uma edição do Baile de Gala.

No domingo (30), os portões do Parque de Exposições abrem mais cedo, às 16h, e Marilene Vieira e sua Turma apresentam, às 17h, o musical “Escolha seu time”. Às 18h, tem show infantil da Tina e Amigos. Às 20h, é a vez do rodeio. O encerramento da programação, às 22h, será com apresentação musical da dupla Gabriel e Edivando. Fazendinha e parque de diversões também são atrações no local.