Audiência pública apresentará estudos sobre adequação de limites do Itabira

Atividade integra elaboração do novo plano de manejo do Monumento Natural do Itabira (Monai)
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Cachoeiro realizará, no dia 14 de junho, terça-feira, uma audiência pública para apresentar os estudos técnicos para adequação dos limites da Unidade de Conservação e Zona de Amortecimento do Monumento Natural do Itabira (Monai).

O evento, que será realizado no auditório da escola municipal “Zilma Coelho Pinto”, no bairro Ferroviários, é aberto à sociedade em geral e acontecerá a partir das 19h.

O estudo, elaborado em consonância ao Termo de Compromisso de Compensação Ambiental n° 002/2019, faz parte do plano de trabalho que visa à elaboração do plano de manejo da Unidade de Conservação do Itabira.

O plano é um documento participativo, mediante o qual se estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da Unidade de Conservação.

O Monumento Natural do Itabira, gestão da Semma, é uma unidade de conservação de proteção integral que possui grande representatividade ambiental e turística para o município.

“Nessa audiência pública, iremos compartilhar, com a população, o resultado dos estudos realizados. O comparecimento dos cidadãos é de grande importância para que o processo de construção do plano de manejo do Monumento Natural do Itabira seja realizado com transparência e participação popular”, destaca a secretária municipal de Meio Ambiente de Cachoeiro, Luana Fonseca.