Presencial e pela internet

Audiência pública de revisão do PDM será na segunda-feira (30)

População pode contribuir com a construção do novo Plano Diretor
Foto: Divulgação/PMCI

Os moradores de Cachoeiro têm nova oportunidade de participar da construção do novo Plano Diretor Municipal (PDM). Na segunda-feira (30), às 19h, a Prefeitura realizará a terceira audiência pública do processo de revisão da legislação, que é o principal instrumento de planejamento urbano do município.

O evento será realizado nos formatos presencial e telepresencial, em razão da pandemia do novo coronavírus. Serão apresentadas à população as propostas que foram formuladas para o novo PDM, a partir de estudos técnicos e contribuições colhidas nas audiências anteriores e nas mais de 20 reuniões públicas realizadas desde 2019.

A forma presencial ocorrerá no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no bairro Independência, seguindo todos os protocolos sanitários indicados para prevenção da Covid-19. Podem participar, nesse formato, as pessoas que não pertençam ao grupo de risco e as que não apresentem sintomas respiratórios na véspera e no dia do evento.

Elas deverão encaminhar e-mail, com antecedência, para semdurb@cachoeiro.es.gov.br, a fim de obter a confirmação de participação, necessária para que organização regule a demanda de acordo com a capacidade de ocupação do auditório, que estará reduzida em função da necessidade do distanciamento. Será indispensável a utilização de máscaras protetoras por todos os participantes.

A transmissão audiovisual será feita pelo site da Prefeitura de Cachoeiro (cachoeiro.es.gov.br). Para acessar o link de acesso à audiência, bastará clicar no banner do evento disponibilizado na página principal do site.

Participantes conectados deverão enviar e-mail com as sugestões, dúvidas e perguntas para o e-mail semdurb@cachoeiro.es.gov.br. As respostas serão dadas pela equipe após o evento.

“Esta será a terceira audiência pública e já realizamos mais de 20 reuniões para que a população e as organizações participem da revisão do PDM, não apenas acompanhando os passos dados, mas contribuindo, efetivamente, com sugestões e contribuições em áreas como infraestrutura, mobilidade urbana, sustentabilidade e crescimento econômico”, destaca o secretário de Desenvolvimento Urbano, Jonei Petri.

O prefeito Victor Coelho convida todos a participarem. “Estamos definindo as diretrizes para a expansão e o desenvolvimento do nosso município nos próximos dez anos. É fundamental que a população esteja inserida nesse processo”, afirma.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano continuará recebendo questionamentos e considerações sobre a audiência e a revisão do PDM, mesmo depois do evento, por meio do e-mail semdurb@cachoeiro.es.gov.br, até o dia 4 de dezembro.

Espaço Plano Diretor: contribuições on-line e transparência

Além da realização de audiências e reuniões públicas, a Prefeitura disponibilizou, no Espaço Plano Diretor, um formulário eletrônico para que os cachoeirenses possam participar da construção do novo PDM, mesmo que de forma virtual. Nesse espaço, a população também pode acompanhar o andamento de todo o processo, tendo acesso aos cronogramas de atividades, atas das reuniões, apresentações e registros fotográficos de todos os trabalhos realizados. Inclusive, o vídeo da terceira audiência pública será disponibilizado na página.