Estudos técnicos

Audiência pública sobre adequação de limites do Itabira será na terça (14)

Atividade integra elaboração do novo plano de manejo do Monumento Natural do Itabira
Foto: Márcia Leal/PMCI

Na próxima terça-feira (14), será realizada, em Cachoeiro, uma audiência pública para apresentação dos estudos técnicos para adequação dos limites da Unidade de Conservação e Zona de Amortecimento do Monumento Natural do Itabira (Monai).

Aberto ao público, o evento será no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários, a partir das 19h.

O estudo, elaborado em consonância ao Termo de Compromisso de Compensação Ambiental n° 002/2019, faz parte do plano de trabalho que visa à elaboração do plano de manejo da Unidade de Conservação do Itabira.

O plano é um documento participativo, mediante o qual se estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da Unidade de Conservação.

O Monumento Natural do Itabira, cuja gestão é competência da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), é uma unidade de conservação de proteção integral que possui grande representatividade ambiental e turística para Cachoeiro.

“É muito importante que a população participe dessa audiência pública e conheça os resultados do estudo de adequação dos limites do Itabira. A construção desse plano é essencial para a preservação desse monumento natural tão singular de nosso município”, destaca a secretária municipal de Meio Ambiente de Cachoeiro, Luana Fonseca.