Aula inaugural do curso para armar Guarda Municipal é nesta sexta (16)

Formação tem 28 disciplinas e duração de cerca de três meses

A aula inaugural do curso que permitirá o armamento da Guarda Civil Municipal de Cachoeiro de Itapemirim  será nesta sexta-feira (16), no Teatro Municipal Rubem Braga. O evento, com início às 10h, será aberto ao público.

O prefeito Victor Coelho e outras autoridades municipais estarão presentes, e a aula será ministrada pelo secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia. Também participarão o chefe de Polícia Civil do Espírito Santo, delegado Guilherme Daré de Lima, o diretor da Academia de Polícia Civil (Acadepol, responsável pelo curso), delegado Joel Lyrio Júnior, e a coordenadora pedagógica do curso, Eni Morelli de Souza.

A realização da aula inaugural servirá como um marco inicial simbólico da formação, cujas aulas terão início na segunda-feira (19), na Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro (Faccaci).

“A população de Cachoeiro sabe que estamos desde o início do ano passado lutando por esse curso e, agora, poder iniciá-lo significa mais do que uma conquista como gestor, mas atender ao anseio de uma cidade inteira, que vê esta situação se arrastando por anos, sem solução até então”, destaca Victor Coelho.

A capacitação tem uma duração total de 550 horas-aula (cerca de três meses) e inclui 28 disciplinas, com temas como ética e legislação, conduta em viaturas, manuseio de armas leves, atividades sociopedagógicas de prevenção, espaço público e atuação junto à comunidade, dentre outras.

“Não se trata de um treinamento sobre técnicas para atirar, pura e simplesmente. É um curso completo, com vários conteúdos que os guardas aprendem logo que entram para a instituição, e que agora serão revisitados com atualizações. É uma capacitação muito importante para fortalecer o preparo da nossa Guarda Civil como um todo”, destaca o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes Júnior.

Convênios

A realização do curso foi possibilitada pela assinatura de um convênio entre o governo do Estado e a prefeitura de Cachoeiro. O acordo foi assinado em dezembro, no Palácio Anchieta, em Vitória.

Paralelamente, a prefeitura deu inicío aos procedimentos para firmar convênio com a Polícia Federal, visando a emissão dos portes de arma de fogo, de forma a atender toda a norma legal para a Guarda Municipal andar armada. “Assim, o município porá fim a 10 anos de espera pela regularização dessas condições”, ressalta Ruy Guedes.