Neste sábado (9)

Aulas com chefs e concurso de culinária vão agitar último dia da Exposul Gastronomia

Evento acontece pela primeira vez no pavilhão da Ilha da Luz
Foto: Divulgação/PMCI

O último dia da edição 2022 da Exposul Gastronomia, que acontecerá neste sábado (9), a partir das 10h, no pavilhão da Ilha da Luz, terá uma programação variada que irá agradar aos mais diversos públicos.

Um dos destaques fica por conta da realização das provas práticas da etapa capixaba do Festival Enchefs Brasil, em que serão eleitos três chefs que vão representar o estado na fase nacional, no Amapá, ainda neste ano.

Outra opção são as aulas-show organizadas pelos municípios convidados, que contarão com a participação dos chefs Ricardo Pereira e Enrico Bissoli , que irão ensinar o preparo de receitas típicas de suas regiões.

Quem quiser saborear as delícias produzidas em solo capixaba, encontrará produtos como cafés especiais, doces, pães e queijos nos estandes dos expositores. Os apreciadores de cervejas artesanais e comidas saborosas também terão excelentes opções para compra e consumo.

Além disso, o público poderá conferir diversas outras atrações como uma feira de produtos do campo, cozinha de roça e fazendinha, que está encantando as crianças. Ao final do dia, o evento será encerrado com uma apresentação musical de Eliton e João Paulo Trio Acústico.

A Exposul Gastronomia é uma realização da Prefeitura de Cachoeiro e do Sindicato Rural do município. O evento tem o apoio das principais instituições do setor, como Sebrae, Aderes, Senar e OCB, e patrocínio da BRK e Sicoob.

Público e expositores satisfeitos

Quem visitou o pavilhão da Ilha da Luz nos dois primeiros dias da Exposul Gastronomia aprovou a realização do evento. A estudante Luana Vitória de Mello, esteve presente no evento com as amigas, nesta sexta-feira (8) e se encantou com o café das serras capixabas.

“Estamos aproveitando muito a Exposul, provando tudo de bom que tem por aqui. Aprendemos várias formas de preparar café, e ficou maravilhoso. Venham todos, que está bom demais”, afirmou a jovem.

Renata Santos, que é secretária, visitou a feira com a família, e ficou encantada com as atrações. “Evento muito bom, muito interessante. Tem até animaizinhos para as crianças. Quem quiser vir vai se divertir, com muita coisa gostosa, produtos da terra, artesanato. Muito legal”, disse.

Quem também aprovou a realização do evento foram os expositores, que estão expondo e comercializando seus produtos. É o caso de Jairo Rosário da Silva, do ramo de mercearia, que está com um estande com vários itens da cultura pop esculpidos em madeira, que é sucesso entre os jovens.

“Estamos aqui, em mais uma edição da Exposul, com muita satisfação de apresentar meu trabalho. O primeiro dia teve bastante gente, e acredito que, ao final, será uma das melhores feiras que eu já participei”, afirmou o artesão.

Evento conta com vacinação e ponto de doação de alimentos

Durante os dias do evento, alguns serviços da Prefeitura de Cachoeiro estão disponíveis. Na área da saúde, os visitantes podem colocar em dia a vacinação contra a gripe e a Covid-19.

O Banco de Alimentos está presente para divulgar o programa, em busca de novas parcerias e, também, arrecadar doações de alimentos. Além disso, servidores estão disponibilizando, aos visitantes, em um estande, as atrações do Mapa de Turismo Rural e Urbano do município.

Programação de Sábado (9)

10h – Abertura dos portões ao público

10h – Abertura do Festival Enchefs Espírito Santo

10h10 – Chef profissional – prova prática