Aulas do curso para a Guarda Municipal começam em Cachoeiro

A etapa teórica ocorre na Faccaci, na localidade de Morro Grande

Nesta segunda-feira (19), tiveram início as aulas teóricas do curso para os guardas civis municipais que atuam em Cachoeiro. Essa etapa ocorre na Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas (Faccaci), na localidade de Morro Grande.

O secretário municipal de Segurança e Trânsito em exercício, Athos Alves, participou das atividades no local durante todo o dia e destacou a satisfação da corporação. “É mais segurança para os moradores, mas, também, para o guarda municipal”, afirmou.

Coordenado pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), o curso inclui o treinamento de tiro e sua conclusão é um dos requisitos para que os agentes voltem a usar o armamento em serviço.

São 550 horas, ministradas durante três meses. Após esses primeiros dias de aula teórica, os alunos terão a fase prática em estande de tiro, academia, departamentos de Trânsito municipal e estadual e no Corpo de Bombeiros, entre outros locais, dentro e fora da cidade.

“Por meio do curso, nossos agentes vêm tendo acesso a uma gama de informações, e vivenciarão experiências que, além de permitir autorização para uso da arma de fogo, preparam o guarda civil municipal para um atendimento ainda mais adequado e humanizado ao cidadão”, avalia Alves.

As disciplinas desta etapa incluem temas como direitos humanos e ética, concepções políticas de segurança pública, histórico e funções da corporação, geoprocessamento de informações e fundamentos de gestão integrada.

Dois professores, da capital do estado, atuam nessa primeira quinzena de curso, por meio de revezamento em disciplinas para atendimento a duas turmas. No total, participam 60 agentes, além de membros da Corregedoria da Guarda Civil Municipal.

Aula inaugural

Na manhã da última sexta-feira (16), o prefeito Victor Coelho recebeu autoridades ligadas à segurança pública capixaba para a aula inaugural do curso, ministrada pelo secretário de estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia.

O evento, no Teatro Municipal Rubem Braga, contou com participação, também, do chefe de Polícia Civil do Espírito Santo, delegado Guilherme Daré de Lima; do diretor da Acadepol, delegado Joel Lyrio Júnior; e de representantes das polícias Militar e Civil e do Poder Judiciário, dentre outros.