Retorno

Aulas presenciais na rede municipal serão obrigatórias a partir de 16 de agosto

Crianças de 0 a 3 anos e alunos com comorbidades estarão dispensadas da obrigatoriedade
Foto: Márcia Leal/PMCI

As aulas presenciais, na rede municipal de ensino, voltarão a ser obrigatórias a partir do dia 16 de agosto nas escolas da rede municipal. A medida será garantida através de Portaria publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira (10).

A decisão pelo retorno obrigatório foi analisada pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) junto à Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Conselho Municipal de Educação e integrantes do Plano Estratégico de Prevenção e Controle.

A partir da próxima segunda-feira (16), a alternância permanecerá semanal: um grupo de alunos terá aulas presenciais. O grupo que ficar em casa terá de comparecer à escola na semana seguinte.

Diferentemente do modelo híbrido, porém, a presença dos estudantes na sala de aula será obrigatória – exceto para as crianças de 0 a 3 anos e para os estudantes com comorbidades, que poderão optar pela continuidade das atividades não presenciais por meio de suas familiares ou responsáveis.

No caso de crianças com comorbidades, os responsáveis devem apresentar laudo médico na escola. Os gestores estão fazendo contato com as famílias dos alunos, que também podem buscar as escolas, diretamente, para esclarecimento de dúvidas.

Para receberem os estudantes, as escolas estão preparadas com materiais e ações preventivas contra a Covid-19, como aferição de temperatura, tapetes sanitizantes e álcool em gel 70% para higienização das mãos. Além disso, todos precisam usar máscara – exceto as crianças de até dois anos de idade. Nas salas de aula, a capacidade de ocupação é de apenas 50%.

A ocupação dos espaços físicos é controlada, com priorização de atividades em áreas externas e espaços amplos e arejados, adoção de cuidados quanto ao uso de brinquedos e estabelecimento de horários escalonados para intervalos e refeições. As pessoas responsáveis pela manipulação dos alimentos recebem capacitação quanto aos cuidados extras de higiene na preparação, armazenamento e distribuição das refeições.

Também foram afixados cartazes educativos contendo as normas para utilização dos espaços e os protocolos para garantir distanciamento social.

“A decisão pelo retorno obrigatório às salas de aula foi analisada com muito rigor, levando em consideração todos os aspectos envolvidos. É um uma situação muito desafiadora, mas as escolas estão preparadas para receber os alunos com segurança.Colocamo-nos à disposição dos familiares para esclarecer dúvidas”, afirma a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.